fbpx
PUBLICIDADE

Direto da Cozinha: Biscoito ou Bolacha?

biscoito
Foto: Márcio Monteiro
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

É só responder a essa pergunta que fica fácil saber de onde você é: do Rio de Janeiro ou de São Paulo, mesmo sem ter poderes especiais de leitura de mentes.

Em São Paulo, bolacha pode ser aquelas doces, recheadas, bem como as salgadas, de água e sal ou gergelim. Quando se fala sobre biscoito, já se lembra imediatamente daqueles de polvilho, sejam eles doces ou salgados.

Já no Rio de Janeiro, todos esses, são biscoitos. Bolacha, normalmente, é associado a um tabefe, um tapa mesmo. Ou seja, não tem nada a ver com os alimentos.

As palavras são utilizadas como sinônimos tanto pela indústria alimentícia quanto pelos órgãos reguladores. Porém, na prática, o biscoito e a bolacha se diferenciam pelo modo de preparo e formato.

As bolachas costumam ser secas e ter um formato mais plano. Já o biscoito pode ser seco ou úmido, e possui um formato mais arredondado.

Só para deixar claro, biscoito é um termo que chegou primeiro na língua portuguesa, ou seja, se tivéssemos que apontar um vencedor deixando as barreiras geográficas de lado, seria o biscoito.

Que tal deixarmos essa discussão, e fazer uma receita fácil de biscoito, ou seria bolacha?

Ingredientes

  • 100 g de açúcar ou ½ xícara (chá)
  • 200 g de manteiga ou margarina (de preferência sem sal) em temperatura ambiente
  • 300 g de farinha de trigo ou 2 xícaras (chá) + 2 colheres (sopa)
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte três assadeiras grandes com manteiga e polvilhe com farinha de trigo (se suas assadeiras forem antiaderentes, não precisa untar). 
  2. Numa tigela, misture todos os ingredientes amassando com as mãos até obter uma massa lisa.
  3. Divida a massa em 4 porções e enrole e faça pequenas bolinhas, com a palma da mão achate-os levemente.
  4. Transfira os biscoitos para as assadeiras, deixando espaço para que não grudem um no outro ao assar. Com um garfo, aperte delicadamente a superfície de cada biscoito para marcar.
  5. Leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos, ou até que estejam levemente dourados. Deixe esfriar completamente antes de servir ou armazenar.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM