Receita e história dessa semana são sobre um alimento de sabor fino e bem popular
O queijo é um alimento bem versátil, podemos fazer infinitas receitas, seja doce ou salgada. Vamos conhecer a história desse rico alimento e uma receita simples com queijo.
O queijo existe há pelo menos 6 mil anos e sua origem é uma incógnita. Conta a lenda que o primeiro queijo teria sido obtido acidentalmente por um mercador árabe que ao sair para cavalgar por uma região montanhosa, sob o sol escaldante, levou uma bolsa cheia de leite de cabra para matar a sede.
Depois de um dia inteiro de galopes, o árabe, com sede, pegou seu cantil e deparou-se com uma grande surpresa. O leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado, o soro, e uma porção sólida, o queijo.
O queijo é tido como um alimento de alto valor nutritivo, pois apresenta alta concentração de proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas.
O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de queijo. O estado com produção maior de queijo no Brasil é Minas Gerais seguido do Paraná.
Em 2021, o Brasil conquistou, no Campeonato Mundial de Queijo, realizado na França, o segundo melhor queijo do mundo, perdendo apenas para França.
Vamos conhecer alguns queijos Brasileiros.
Prato
De origem mineira, é um queijo brasileiro e surgiu como uma adaptação do queijo-do-reino. Possuía formato arredondado, semelhante a um prato – o que justifica o seu nome. Além do sabor suave, sua textura é macia e pode ser empregado como acompanhamento ou como ingrediente de sanduíches.
Minas Frescal
Outro queijo mineiro, o minas frescal é um queijo branco, fresco, sem maturação, macio e com sabor leve. Possui grande aceitação em todo o país e é considerado um queijo “do dia a dia”. Entretanto, sua validade é menor.
Meia Cura
É produzido em algumas regiões específicas de Minas Gerais e considerado o verdadeiro queijo minas artesanal. Seu consumo é feito, geralmente, com doces, podendo ser ingrediente de receitas como “petit gâteau”. É maleável e com sabor único.
Coalho
Comum na região nordeste, possui textura mais rígida e, apesar de não produzir aquela consistência elástica, característica da grande maioria dos queijos, pode ser assado em churrasqueiras e fica com uma casca crocante, conquistando o paladar de quem aprecia um bom queijo.
Canastra
Hoje talvez o mais conhecido do grupo dos queijos, devido à divulgação desse patrimônio mineiro – e, principalmente, ao trabalho diário dos queijeiros no campo. Aos 20 dias de maturação, já está no ponto, mas isso depende do gosto de quem vai consumir. Quanto mais tempo de maturação, mais concentrado o queijo fica. O aroma lácteo suave é indício de qualidade.
O queijo se tornou o alimento bem adorado pelos brasileiros estando, presentes nas melhores cozinhas de restaurantes importantes e nas cozinhas brasileiras .
Vamos aprender uma receita simples de salgadinho de queijo.
Ingredientes
160 gramas de farinha de trigo (1 xícara 1/3 ).
100 gramas de manteiga ou margarina (5 colheres de sopa).
50 gramas de queijo ralado (1 pacote)
1 Gema de ovo.
Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture bem.
Até formar uma massa homogênea e macia.
Pegue pedacinhos de massa e enrole nas mãos, fazendo bolinhas.
Distribua as bolinhas em uma assadeira.
E se quiser mais douradinho pincele a gema por cima.
Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 25 minutos ou até começarem a dourar
Dicas: tente fazer pequenas bolinhas, pode ter o rendimento de até 40 bolinhas.
Para dar um toque especial, acrescente azeitona picadas.