A receita desta semana de Marcio Monteiro tem como item principal um ingrediente que, literalmente, faz muitos chorarem
A coluna dessa semana fala de um vegetal amado e odiado: a Cebola. Vamos conhecer sua origem e uma receita de biscoitos em forma de palito de cebola.
Cebolas já cresciam em jardins chineses há cinco mil anos e também são citadas em algumas das escritas mais antigas da Índia. No Egito, as cebolas já eram consumidas em 3.500 A.C. O cultivo de cebolas pode ser uma das culturas mais antigas porque eram menos perecíveis que outros alimentos, eram transportáveis, de fácil crescimento e podiam ser cultivadas em uma grande variedade de terras e climas.
No Egito, cebolas eram de fato um objeto de adoração. A cebola simbolizava eternidade dos egípcios, que enterravam cebolas junto com seus Faraós. Os egípcios viam vida eterna na anatomia da cebola por causa de sua estrutura de “círculos-dentro-de-círculos.
Porque se chora, ao cortar uma cebola?
A cebola possui células e, no interior dessas células, há compostos químicos que contém enxofre. Ao cortar a cebola, rompem algumas células, liberando substâncias químicas no ar. Os compostos sulfurados, liberados quando cortamos a cebola, reagem, transformando-se em gases que irritam os olhos.
Para evitar lágrimas ao cortar uma cebola, podemos fazer o seguinte:
Corte a cebola com a faca mais afiada que você tiver. Mas cuidado para não se cortar, hein?
Água gelada
Para evitar que o gás seja liberado enquanto você corta a cebola, deixe-a de molho em água gelada por cerca de meia hora antes de usar a faca.
Cebola no congelador
Deixe a cebola entre 10 e 15 minutos no congelador antes de cortar. Com as cebolas mais durinhas e geladas, as enzimas que entram em contato com os compostos, formando o gás, vão ficar quietinhas e não vão contribuir para que as lágrimas se formem.
Água na boca
Esse truque parece doido, mas funciona: coloque um pouco de água na boca e deixe lá enquanto corta a cebola. O gás liberado pela cebola vai reagir na água dentro da boca, e não nos nossos olhos.
A cebola cai bem em todos os pratos, saladas, refogados, assados, enfim.
A receita de hoje é um biscoito em forma de palito de cebola.
Ingredientes:
1 pacote de creme de cebola
500 gramas de farinha de trigo
400 gramas de manteiga ou margarina
Modo de fazer
Misturar tudo, para formar uma massa
Enrolar em formato de palitos
Untar uma forma.
Assar em forno pré aquecido, em 180graus, por 20 minutos ou até ficarem dourados .
Dicas: se preferir, pode fazer bolinhas, e achatar para ficar redondas
Antes de assar, pode pincelar com ovos os biscoitos