fbpx
PUBLICIDADE

Nódulo de Tireoide

Foto: Peoplecreations/Freepik
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Doença é mais frequente nas mulheres do que nos homens

Tireoide é uma glândula que fica na região cervical, pescoço, e produz dois hormônios, triodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam o seu metabolismo, que é a maneira como o seu corpo usa e armazena energia.

Nódulo da tireoide é mais frequente nas mulheres do que em homens, porém nódulo em homem tem que ser investigado porque há um risco maior de ser maligno.

Esse tipo de nódulo é mais frequente do que você imagina, estudos dizem que 60% das pessoas têm um nódulo na tireoide mas a grande maioria são benignos, ou seja, 95% desses nódulos não são câncer.

A grande maioria dos nódulos não apresenta qualquer sintoma e apenas diagnosticado no exame de rotina. Mas algumas pessoas têm os seguintes sintomas:

  1. Nódulo ou caroço no pescoço, que normalmente cresce rapidamente;
  2. Inchaço no pescoço devido a aumento das ínguas;
  3. Dor na parte da frente da garganta que pode irradiar para os ouvidos;
  4. Rouquidão ou outras alterações da voz;
  5. Dificuldade para respirar, como se tivesse algo preso na garganta;
  6. Tosse constante que não acompanha um resfriado ou gripe;
  7. Dificuldade para engolir ou sensação de algo preso na garganta.

A presença de nódulo é determinada pelo ultrassom, e através das características, podemos classificar se tem risco de malignidade ou não. Dependendo dessa classificação, TIRADS, é indicado a punção do nódulo.

A punção de nódulo na tireoide é o melhor exame para determinar se um nódulo na tireoide é benigno ou maligno. Ele é realizada por um médico ultrassonografista/ radiologista/ intervencionista e tem como objetivo coletar amostras de células do nódulo, que serão analisadas em laboratório por um médico patologista.

Os tratamentos para câncer de tireoide, que geralmente são bem-sucedidos, incluem cirurgia, terapia hormonal, iodo radioativo, radioterapia e, em alguns casos, quimioterapia.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM