Edelcio Cazelato, superintendente do shopping, conversou com exclusividade com o GRU Diário
Um dos principais centros comerciais e de lazer da cidade, o Internacional Shopping Guarulhos quer expandir ainda mais sua operação, com a construção de espaços para vinda de novas lojas, além de mais vagas de estacionamento.
Durante a pandemia do coronavírus, o Internacional investiu em projetos, reformas, na expansão do número de lojistas e na vinda de novas atrações para o parque, justamente com foco na retomada que deve ocorrer com o fim da pandemia do coronavírus, que ainda não sabemos quando vai ocorrer.
O GRU Diário conversou, na quinta-feira (30), com o superintendente do Internacional Shopping, Edelcio Cazelato, representante do grupo Gazit, que possui oito shoppings no Brasil e mais de 100 em todo o mundo.
Edelcio falou sobre as dificuldades impostas com a pandemia e, inclusive, sobre as conversas com o Governo do Estado para implantar uma Estação de Metrô na frente do shopping.
Confira a entrevista
Qual foi o principal aprendizado do Internacional Shopping na pandemia?
Edelcio Cazelato – Primeiro foi o susto, algo que nunca havíamos vivido. O mercado já passou por crises políticas, econômicas, impeachment, mas a pandemia foi novidade. O que mais buscamos é pessoas que venham ao shopping e de uma hora para outra isso não poderia mais acontecer. Foi um grande aprendizado do mercado como um todo. Toda a companhia focou na manutenção dos bons lojistas e ajudar no que fosse possível. A primeira atitude foi reduzir custos condominiais, marketing e aluguel.
O Internacional é um shopping querido em Guarulhos, cidades vizinhas e na Zona Norte e Zona Leste da capital paulista. Somos muito fortes em serviços, temos o cinema que é o maior da rede Cinemark na América Latina, temos um parque fantástico, Poupatempo, mix de lojas. Esse aprendizado de pandemia é o quanto temos que focar na parceria com os lojistas e deixar eles engajados para crescer juntos.
A partir de domingo, vocês vão poder ter 80% de ocupação. Como vai ser isso?
Edelcio Cazelato – Nós temos uma área construída muito grande, com 123 mil metros quadrados. O público passa de 2 milhões de pessoas por mês, em média. É um dos shoppings mais movimentados do Brasil. 80% é um fluxo muito próximo do que temos capacidade. Temos segurança, muita atenção com a limpeza, uso de máscara, praça de alimentação com quantidade de pessoas maior para limpeza e desinfecção. Queremos o público seguro contra a covid-19.
O público se adaptou bem às normas de biossegurança?
Edelcio Cazelato – O público tem respeitado as recomendações dentro de empreendimento. Nas ruas vemos coisas diferentes. Para os poucos casos de desrespeito temos os seguranças para cobrar e solicitar que a máscara seja utilizada. Álcool em gel está no shopping todo.
Qual é a sua expectativa para o Dia dos Pais?
Edelcio Cazelato – A expectativa é cada vez mais alta até o final do ano. A Gazit adquiriu o Internacional Shopping em 2018. Todos os países em que a vacinação avançou a ponto de controlar a pandemia, como é o caso dos Estados Unidos e Israel, o ticket médio melhorou e já supera 2019. Esperamos que isso também aconteça no Brasil. Dia das Mães e Namorados já foi acima do que a gente esperava. Pais, Crianças, e depois Black Friday e Natal a expectativa é de crescimento em relação a 2020 e ao último trimestre de 2019.
Como você encara a concorrência entre os shoppings?
Edelcio Cazelato – O Brasil ainda tem uma concorrência em número de shoppings muito menor do que nos Estados Unidos. Ainda virão muitos shoppings. Aqui já somos muito fortes para todos os segmentos. Temos um projeto de expansão, com melhorias, mas já somos uma potência. Eu tenho dois concorrentes muito fortes, como Anália Franco e Center Norte, que são tão maturados quanto o Internacional. É importante que lojas que tenham nos principais shoppings de São Paulo também tenham no Internacional e esse é o nosso foco.
Como avalia o retorno do público aos serviços de lazer?
Edelcio Cazelato – Nosso parque registra um crescimento muito grande. Acabou de investir na montanha russa. Não tem no Brasil um parque indoor tão grande quanto este. Na semana passada, a gente trouxe uma nova roda gigante. O cinema é um caso a parte. A demanda por cinema já é grande. Temos 15 salas e 4,2 mil cadeiras. Temos uma capacidade de faturamento muito alta. 2019 foi o melhor ano da história do cinema. Agora, teremos cada vez mais filmes lançados. Com a liberdade de ir e vir, além da diminuição do medo da doença, as marcas de serviço devem voltar a patamares muito bons.
Qual é o andamento do projeto de implantar a Estação Dutra da Linha 15-Prata do Metrô na frente do shopping?
Edelcio Cazelato – No ano passado, antes da pandemia, tivemos contato com o presidente do Metrô de São Paulo. Está entre as prioridades de expansão do Metrô a estação em Guarulhos. Não aconteceu antes, não temos poder nenhum sobre isso, mas tem evoluções sim nas tratativas. Há vários estudos de solo acontecendo neste momento no Internacional e no entorno, mas prazo o Governo do Estado não nos deu.
Você citou um programa de expansão. O que a Gazit planeja?
Edelcio Cazelato – O cliente já percebe muita coisa diferente no dia a dia do shopping. Inauguramos mais de 100 lojas em três anos. As lojas possuem performance melhor do que quando assumimos. Estamos apostando nas reformas das lojas, houve mais de 40 mudanças em seus layouts. Reformamos dois banheiros, temos um terceiro fechado para obras. Passamos em 2018 por mudanças em parte da fachada e agora colocamos uma fachada nova e moderna, que causa impacto na Via Dutra pela luminosidade.
Estamos em processo de reforma de piso e implantação da iluminação de LED. Temos também um projeto de reforma na praça de alimentação. A ideia é que quando chegarmos a um aumento do shopping, porque tem demanda para aumentar, teremos mais lojas no futuro e mais vagas de estacionamento. O terreno atual tem capacidade para essa expansão. Tem uma equipe na holding responsável por isso. O estacionamento tem capacidade de receber mais pisos para trazermos mais público.
Como espera o futuro do Internacional sem as pessoas com máscaras?
Edelcio Cazelato – Existem demandas reprimidas por viagens e lazer. Vai ter um momento de liberdade, de busca por coisas diferentes. Por isso focamos na melhoria do shopping neste momento. A gente sabe que quando tudo puder voltar com segurança existem demandas reprimidas. O cinema precisa se preparar para um final de ano explosivo, lojas, praças de alimentação. As pessoas irão sentir a felicidade para viver o que podiam antes e não davam valor.