De acordo com o secretário, maior entrave são os investimentos necessários para levar a Linha 13 mais distante
A possível extensão da Linha 13 – Jade da CPTM do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, até Bonsucesso, pode ser uma das exigências a ser colocada na proposta de concessão deste trajeto para a iniciativa privada.
A informação foi confirmada pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante coletiva de imprensa realizada na terça-feira (31).
“Quando a gente fala em concessão, essa perspectiva de realizar esse investimento será objeto de análise dessa concessão para que a gente possa, nos investimentos necessários da Linha 11-Coral, 12-Safira e 13 -Jade, incluir a extensão até o final. A previsão de que a Linha Jade chegue até Bonsucesso, esse investimento adicional vai ser avaliado dentro desta concessão”, disse Baldy.
De acordo com o secretário, a ideia é realizar a concessão deste trajeto ainda na gestão do governador João Doria (PSDB).
“É uma decisão que o governo tomou, os passos iniciais já foram dados. Nós já estamos solicitando as autorizações aos entes internos do governo, aos conselhos e comitês, para que ela seja realizada. Inclusive, verificar com um advisor, pode ser um banco mundial, um BID, que vai nos ajudar com os estudos e planejamento necessários para eventualmente viabilizar essa extensão da Linha 13”, argumentou o secretário.
Atualmente, a CPTM trabalha para fazer a extensão da Linha 13 – Jade até Barra Funda. Em Guarulhos, o secretário não deu prazo, mas voltou a reafirmar o compromisso da extensão da Linha 2 – Verde até a cidade e da chegada Linha 19 – Celeste do Metrô.
Ainda na Linha 13 há a previsão de que em até 12 meses se inicie a construção de um people mover, que ligará a Estação Aeroporto até os terminais por meio de trilhos.
Sobre a Linha 1 – Azul, disse que a alta demanda de passageiros inviabiliza a extensão do trajeto até Guarulhos.