PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Metrô: Alto volume de passageiros impede extensão da Linha 1 – Azul até Guarulhos

Linha 1 - Azul Santa Cruz - Tucuruvi
Foto: Vitória Saça/CMSP)
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

Secretário Alexandre Baldy justificou que Linha 2 é mais viável para cidade para evitar sobrecarga de passageiros

Quando se fala no Metrô em Guarulhos dois pensamentos são frequentes na cabeça do morador da cidade: primeiro de que é uma promessa sem fim e, segundo, de que deveriam estender a Linha 1 – Azul até Guarulhos.

Sobre o segundo pensamento, a resposta de representantes do Governo do Estado geralmente era o número de desapropriações necessárias para se criar um trajeto do Tucuruvi até a Vila Galvão, mas, durante coletiva em Guarulhos na terça-feira (31), o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, deu outra explicação: haveria uma sobrecarga de passageiros.

De acordo com Baldy, a Linha 1 – Azul é a mais movimentada do País, 56 mil passageiros hora sentido, o que justificaria que as melhores opções para Guarulhos são a extensão da Linha 2 – Verde até a Dutra e a da chegada da Linha 19 – Celeste, que deve ter cinco estações na cidade.

“Por isso que dessa forma é racional essa capilaridade, esse investimento que se faça em novas linhas, inclusive para que a gente possa oferecer isso para asa pessoas que utilizam a linha 1 – Azul, para que elas tenham essa alternativa”, disse o secretário.

Segundo Baldy, seria impossível para a Linha 1 – Azul receber mais 389 mil passageiros por dia que deverão utilizar a Linha 2 – Verde ou os 630 mil que passariam diariamente pelo trecho da Linha 19 – Celeste em Guarulhos.

Na coletiva em questão, o prefeito Guti (PSD) entregou aos representantes do Metrô a licença para exploração do solo para estudos visando a implantação da Linha 2 – Verde e 19 -Celeste do Metrô. Nenhuma delas tem prazo de entrega até o momento.

A Linha 2-Verde, da estação Dutra à estação Penha. terá 6 km de extensão totalmente subterrâneos, com cinco estações e 22 trens e fará integração com as linhas 19-Celeste, 3-Vermelha, 11-Coral e 12-Safira.

Já a Linha 19-Celeste, da estação Bosque Maia à estação Anhangabaú, terá 17,6 km de extensão totalmente subterrâneos, com 15 estações e mais 31 trens. Fará integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 10-Turquesa, 11-Coral e 13- Jade.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE