fbpx
PUBLICIDADE

Estado investirá R$ 93 milhões no Metrô que ligará o Bosque Maia ao Anhangabaú

Foto: Divulgação/Governo de SP
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Projeto básico da Linha 19 – Celeste deve ser finalizado em 25 meses. Após esse prazo, as obras devem começar

O governador em exercício Rodrigo Garcia (PSDB) assinou, nesta terça-feira (21), o contrato para a elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste, que vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, à estação Anhangabaú, no centro de São Paulo. Serão investidos R$ 93 milhões na contratação do projeto que deve ser finalizado em 25 meses. 

As próximas etapas, segundo Garcia, é buscar alternativas para execução de obras, seja por financiamento ou parceria público-privada. Com isso, o prazo para a inauguração da Linha 19-Celeste segue indefinido.

Participaram do evento o prefeito Guti (PSD), os deputados estaduais Xerife do Consumidor (Republicanos) e Eli Corrêa Filho (DEM), e o prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB).

A estimativa é reduzir pela metade o tempo de deslocamento do Bosque Maia ao Anhangabaú, passando de 60 para 30 minutos. Além disso, Guarulhos será a primeira cidade, depois da capital, a ter metrô.

Guti ressaltou que a Linha-19 é um grande passo para a mobilidade urbana, sustentabilidade e meio ambiente, e ainda destacou a necessidade do equipamento em Guarulhos já que muitos guarulhenses trabalham na capital. 

“Muitas pessoas moram em Guarulhos e trabalham em São Paulo. A ligação de Centro a Centro, com cinco estações em Guarulhos, em meia hora, é fantástico. Não vamos poder ter o Metrô o ano que vem, demanda tempo e estudos, mas não temos dúvida que Guarulhos terá metrô”, afirma Guti. 

O projeto básico da Linha 19-Celeste será desenvolvido pelo Consórcio MNEPIE, que venceu a licitação para os trabalhos. O documento vai definir o formato final do traçado da linha e localização das estações, servindo de base para a contratação do projeto executivo e das obras. O projeto também indicará o modelo de captação de recursos financeiros..

No primeiro trecho, a Linha 19-Celeste terá 17,6 km de extensão, com um total de 15 estações: Bosque Maia, Guarulhos, Vila Augusta, Dutra, Itapegica, Jardim Julieta, Jardim Brasil, Jardim Japão, Curuçá, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Pari, São Bento e Anhangabaú.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM