PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Direto da Cozinha: Tutu de feijão, o prato dos Bandeirantes

Receita de Tutu de feijão
Receita de Tutu de feijão (Foto: Márcio Monteiro)
Compartilhe
PUBLICIDADE

Sabe aquele feijão que você faz e  sobra para o dia seguinte? Que tal aproveitar e fazer uma deliciosa receita: o TuTu de feijão!

O Tutu de feijão é uma iguaria muito popular na alimentação brasileira, principalmente  entre os mineiros mas, o consenso é que deste prato surgiu da mistura de culturas que compõem todas as regiões do Brasil.

A palavra Tutu é originada do quimbundo quitutu, da língua africana “banta”, mais falada em Angola, e significa “papão”, que refere-se a algo sobrenatural ou fora do comum, pois a iguaria era tão apreciada que nem parecia desse mundo.

De origem incerta, a receita resulta da mistura da farinha de mandioca e caldo e caroços de feijão devidamente amassados ou não.

Desde os tempos das primeiras incursões dos Bandeirantes ao interior das Minas Gerais, a receita típica era feita pelos escravos, que aproveitavam o caldo, que ficava no fundo do panelão de cozimento do feijão, e o engrossava com farinha de mandioca.

Por muitos anos, a comida típica era muito comum nas roças brasileiras juntamente com a galinha caipira e a macarronada; mas, atualmente, ela se faz presente em grandes restaurantes e botecos tradicionais de grandes cidades.

Vamos ver essa receita, que nem parece  desse mundo, de tão gostosa.

Receita de Tutu de feijão

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo ou azeite
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picado
  • 1 xicara (chá) de salsa, cebolinha ou coentro
  • Farinha de mandioca, o suficiente
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

  1. Aqueça o óleo ou azeite, doure a cebola e o alho
  2. Junte o feijão, que pode ser amassado, o sal, a pimenta do reino e o coentro, cebolinha ou salsinha
  3. Refogue por 4 minutos e adicione a farinha até obter o ponto desejado, mexendo sempre
  4. Sirva ainda quente.

Dicas: Se preferir, pode  adicionar linguiça calabresa, bacon ou torresmo. E para acompanhar,  ovos fritos, couve refogada ou costelinhas.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM