PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Direto da Cozinha: Delícia refrescante, com vocês…. o sorvete!!!!

sorvete de jaca
Foto: Márcio Monteiro
Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

PUBLICIDADE

Sabe aquele dia de calor que algo gelado cai bem? E se for um sorvete….. melhor ainda. Refrescante e, porquê não dizer, até calmante, não importa se é de palito, creme ou casquinha, o que importa é se refrescar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas, como nasceu essa incrível delícia refrescante?

Dizem os historiadores que o sorvete foi criado na China, há mais de 3 mil anos. Nessa época, era uma pasta de leite de arroz misturada com neve e ficava parecida com uma raspadinha.

O sorvete, na Roma Antiga, era privilégio dos mais ricos. O imperador Nero mandava seus escravos buscarem neve nas montanhas e voltarem o mais rápido possível para que ela não derretesse e desse tempo de ser misturada ao mel e à polpa de frutas.

Até a criação do refrigerador mecânico, no final do século XIX, um cozinheiro para servir sorvete ou outras bebidas geladas, em dias de calor, dependia de suprimentos naturais de gelo, retirados de lagos e rios durante o inverno ou do alto das montanhas.

Para que fosse conservado, esse gelo era armazenado em depósitos subterrâneos revestidos como materiais isolantes, como a madeira, e coberto com serragem, conseguindo assim uma duração de meses.

Mas, e no Brasil, quando chegou?

No Brasil os cariocas foram os primeiros a experimentar o sorvete.  No ano de 1834, um navio vindo de Boston (EUA) chegou trazendo uma grande quantidade de gelo para se fazer essa a delícia refrescante, que estava conquistando o mundo.

Em 1878 chegou a primeira sorveteria em São Paulo que, situada na Rua Direita, servia sorvetes com horário marcado: “Sorvetes todos os dias às 15 horas, na Rua Direita nº 14″, esse era o slogan da sorveteria.  Como não tinha como armazenar o sorvete, assim que era feito, tinha que ser consumido em seguida.

O sorvete começou a ser distribuído em grande escala em 1941, quando uma empresa americana de sorvetes chamada US Harkson do Brasil decidiu alugar um grande galpão no Rio de Janeiro.

Seu primeiro sorvete foi chamado de Eski-bom, seguido pelo Chicabon. Em 1960 a Harkson mudou de nome para Kibon.

Hoje o Brasil consome em média 2,7 litros de sorvetes por habitante ao ano, bem longe da Nova Zelândia, que ocupa o primeiro lugar em consumo de sorvete, atingindo a marca de 26 litros de sorvete por habitante ao ano.

Com certeza, o brasileiro aprendeu a gostar de sorvetes, tanto, que hoje temos sabores exóticos, sabores únicos, sendo apreciado em todos os cantos do Brasil.

Falando em sabor exótico, que tal aprender uma receita de sorvete?

Um sorvete de Jaca!

Mas se você não gostar de Jaca, pode mudar de fruta, pode ser manga, banana ou morango.

Receita bem fácil de sorvete

Ingredientes

Jaca ou outra fruta de sua escolha (mais ou menos 500GR)

1 pote de iogurte natural

Modo de fazer

1 – Retire os caroços da jaca, ou pique a fruta preferida, e coloque no congelador por 3 horas ou até que fique bem congelada

2 – Coloque no mixer com o iogurte e bata até ficar uma massa cremosa.

3 – Leve ao freezer. Quando começar a congelar nas bordas, retire e coloque a massa em uma batedeira até ficar uma massa cremosa.

4 – Retorne para congelar até ficar em uma consistência de sorvete

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE