fbpx
PUBLICIDADE

Brasileiras vítimas de esquema de troca de malas no Aeroporto de Guarulhos são soltas

Foto: Reprodução/redes sociais
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Kátyna Baía e Jeanne Paollini passaram mais de um mês detidas em Frankfurt, na Alemanha

As brasileiras Jeanne Paollini, 44 anos, e Kátyna Baía, de 40, vítimas de um esquema criminoso de troca de malas, deixaram a prisão nesta terça-feira (11), segundo o  Ministério das Relações Exteriores. 

As duas estavam presas desde o dia 5 de março quando saíram de Goiás e fizeram uma escala no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Em Cumbica, os criminosos mudaram a etiqueta da bagagem das passageiras. Elas seguiram para Frankfurt, na Alemanha, sem saber que havia 40 kg de cocaína em duas malas que não pertenciam a elas, e foram presas por tráfico internacional de drogas. 

“Ao longo do último mês, o Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt realizou visitas consulares, em diferentes ocasiões, às nacionais no presídio, além de ter conduzido gestões junto às autoridades carcerárias e judiciárias locais para acompanhar o trâmite legal. Intermediou, ainda, contatos com familiares e advogados das brasileiras. Representante daquela repartição consular recebeu hoje, no aeroporto de Frankfurt, familiares das brasileiras e os acompanhou ao presídio para o momento da soltura. Ao longo do processo, o Itamaraty manteve coordenação estreita com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que conduziu o envio dos elementos de prova solicitados pela Justiça alemã por meio dos instrumentos de cooperação jurídica internacional”, diz comunicado do ministério. 

Prisões

A Polícia Federal prendeu seis funcionários do Aeroporto Internacional de Guarulhos, durante a Operação Iraúna, realizada em 4 de abril.

Uma facção criminosa que atua nos presídios paulistas pagava R$ 20 mil por mala desviada com cocaína e subornava agentes de uma empresa terceirizada do GRU Airport. O valor por mala era similar ao que eles receberiam por um ano de trabalho na função de operador de sistema de bagagens.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM