Piloto reclamou da demora para poder movimentar a nave após o pouso e torre pediu desculpas
O piloto de um Boeing da KLM, característico pela pintura azul na parte de cima da fuselagem, relatou que possivelmente colidiu com um pássaro no meio do caminho de descida para o pouso no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, administrado pela GRU Airport.
Logo após realizar o pouso, ele afirma que colidiu com o pássaro e, em seguida, questiona se a Torre de Controle o ouviu. A Torre confirma que ouviu sobre a suposta colisão e pede que o piloto remova o veículo para a esquerda e aguarde novas instruções.
As imagens, registradas pelo canal SBGR no Youtube e divulgadas no dia 14 deste mês, mostram que pelo menos mais dois aviões pousam, em um período de aproximadamente 10 minutos, e o KLM segue a espera de uma autorização para poder deixar a pista.
Em determinado momento, o piloto se irrita e questiona a Torre de Controle:
“Vocês têm certeza que esse é o último pouso? Não estamos muito felizes com isso. Reportamos a colisão com pássaro e então recebemos essa penalidade”, diz o piloto da KLM.
Ele ainda demora para ouvir uma resposta da Torre e questiona se eles ouviram. Em seguida, a Torre confirma que ouviu.
Outro pouso é autorizado e depois a Torre pede desculpas ao piloto da KLM e o autoriza a cruzar a pista.
Veja o vídeo:
Bird Strike
O Bird Strike, que pode ser traduzido como colisão com pássaro, é um grande risco para aviação pois pode até mesmo causar a queda de um avião.
Em altas velocidades, se um pássaro entra na turbina de avião ele pode até mesmo causar uma explosão.