PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Tony Auad: SBT depende do futebol para conseguir alavancar audiência

SBT transmitiu Copa América
Foto: Reprodução/SBT
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

Programação de novelas mexicanas e até mesmo o programa do Ratinho não conseguem segurar mais o público

Tony Auad
Foto: Divulgação

Hoje inicio a minha coluna comentando a dependência do futebol que o SBT tem para melhorar sua audiência. A pandemia da covid-19 foi, de fato, o ponto crítico para a emissora.


Todos os programas do canal caíram de audiência. A única boa notícia para Silvio Santos é o sucesso do futebol para os padrões do SBT, já que apenas os jogos da Libertadores e Copa América atingiram uma grande audiência.

Levantamento feito pela coluna aponta que o SBT vive exclusivamente do futebol para poder pontuar no IBOPE. Esse ano, os únicos dias que a emissora de Silvio Santos venceu a Record foi durante as transmissões do futebol.

A coluna observou também que essa pontuação vencida pelo SBT foi inerente de segunda a sábado. O futebol é a única atração da emissora que chega a passar de 10 pontos ou mais de média na grande São Paulo.

Na grade diária, os programas não vão bem. Na programação da tarde com as novelas mexicanas a pontuação é muito baixa. A média de audiência da emissora é de 7 pontos, incluindo o programa do Ratinho que perde para a principal concorrente.

A exceção são aos domingos do SBT. Com Celso Portiolli e Eliana, a emissora chega a vice-liderança e vence com muita tranquilidade  a Record, consolidando a sua posição, apesar da pontuação ser um pouco menor.

Os números mostram também que a final da Copa América entre Brasil X Argentina o SBT venceu a novela das 21h da Globo, algo que nunca havia conseguido em sua história.

Porém, o problema maior é que a emissora não consegue segurar os telespectadores e com isso o futebol se transforma numa ilha na grade. Além disso, as competições são uma importante fonte de faturamento.

A Libertadores, por exemplo, está com todas as cotas vendidas até o final do ano. A emissora de Silvio Santos também já negocia no mercado publicitário a Uefa Champions League, que foi adquirida até 2024 com exclusividade para a TV aberta.

Os executivos do SBT, capitaneados por Silvio Santos, afirmam que a emissora está de olho em oportunidades de negócios no futebol. Tem interesse no Campeonato Paulista, que está sem contrato com a Globo para 2022.

Na opinião da coluna, esse foi o melhor caminho que o SBT encontrou para melhorar sua audiência e voltar a competir definitivamente pela vice-liderança, além de melhorar muito seu faturamento.

Frase Final: 

“A vida é como uma Gangorra, as vezes estamos por cima outras por baixo”.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM