Emissora dispensou apresentador após perda de audiência e patrocinadores e mudança editorial com derrota de Jair Bolsonaro (PL)
Hoje inicio a minha coluna comentando, mais uma vez, o provável envolvimento da RedeTV! em outra ação judicial. Desta vez, trata-se da rescisão contratual do apresentador Sikêra Jr, do programa Alerta Nacional, que em decorrência de suas posições opinativas, perdeu todos os patrocinadores e sua audiência despencou.
Para Marcelo de Carvalho e Amilcare Dallevo, donos da RedeTV!, o horário do programa policial é fraco de audiência e os poucos patrocinadores que tinham nessa faixa horária foram embora.
A coluna observadora dos programas de TV vinha notando que o Alerta Nacional até tinha uma proposta diferente em apresentar programa policial pelo senso de humor e o linguajar usado pelo apresentador, porém, o posicionamento de Sikêra Jr não agradava muito os telespectadores.
A emissora enviou uma nota extrajudicial, no qual anunciava a demissão do apresentador do Alerta Nacional, mas ele não aceitou a decisão. Sikêra entende que, se a RedeTV! quiser mesmo encerrar a parceria, deverá pagar a multa de R$ 17 milhões estipulada em contrato.
A notificação extrajudicial foi enviada também para a TV A Crítica, de Manaus, capital do Amazonas, na qual informava que não havia interesse em manter o programa “Alerta Nacional” na programação da Rede TV e a última edição iria ao ar dia 28 de abril próximo.
A coluna teve essa confirmação através do site “Bastidores da TV”, além da confirmação da direção da Rede TV. A coluna entende que a partir de agora as partes deverão apresentar as suas justificativas jurídicas. Um acordo nesse momento seria muito difícil.
Entretanto, Ranieri Lopes, Advogado de Sikêra Jr, no fim de 2022 confirmou que o apresentador assinou um novo contrato que estendia a parceria dele com a RedeTV! até dezembro de 2027 e a quebra deste contrato iria gerar uma multa de R$ 17 milhões.
O apresentador Sikêra Jr acreditar que só há duas alternativas para a RedeTV!. A primeira é cumprir o contrato até 2027. A segunda é pagar a multa, até porque o salário do apresentador hoje é de 500 mil reais. Por outro lado, a decisão da emissora é irrevogável e em razão disso deverá haver um grande embate jurídico.
Frase Final:
“A verdade de cada um, não reflete a veracidade da razão”.