PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tony Auad: Globo mantém liderança, mas streaming é grande ameaça para emissora

Montagem Globo x Netflix
Foto: Montagem
Compartilhe
PUBLICIDADE

Jornal Nacional e novelas sofrem queda, mas continuam com índices superiores a canais concorrentes. Netflix se torna a grande rival

Hoje inicio a minha coluna comentando o registro da queda de audiência nos últimos meses da TV Globo em horários nobres, com Jornal Nacional e da novela das 21h. Porém, a emissora continua líder isolada no ranking da Kantar-Ibope.

Na média das 7h à meia noite, o canal carioca tem mais audiência que a soma dos índices de Record TV e SBT juntos. Derrotas pontuais, como nas transmissões de futebol na emissora de Silvio Santos, não ameaçam o império  global.

No momento, as atrações mais vistas nas três redes mais importantes de televisão no Brasil são, a nova novela da Globo (27 pontos de média), Record (Gênesis 14 Pontos) e a programação do SBT com reprises de suas novelas mexicanas ( 9 Pontos).

O último susto que o canal do Bispo Edir Macedo deu na inimiga Globo foi em 2015, quando a trama bíblica Os Dez Mandamentos, impôs derrotas com ampla vantagem numérica na aferição de público. O capítulo com a exibição da abertura do mar ficou 9 pontos à frente.

Já o SBT não desestabiliza a concorrente há mais tempo. O último fenômeno aconteceu no final da década de 1990, quando a primeira versão brasileira do folhetim infanto juvenil Chiquititas venceu várias vezes o Jornal Nacional.

Hoje, a maior ameaça a Globo não são as rivais de sinal aberto, tampouco os canais pagos, afetados pela redução no número de assinantes em razão dos cortes no orçamento de milhões de famílias em crise econômica. O grande adversário da Globo é a Netflix.

A gigante americana do streaming atrai cada vez mais pagantes. Recente vazamento de documento revelou que a Netflix possui 19 milhões de clientes no Brasil. A expectativa é registrar aumento relevante de novos contratos até o final do ano, apesar da perda do poder de compra no país.

No trimestre de julho a setembro, a empresa contabilizou globalmente mais de 4,4 milhões de assinantes e prevê a chegada de outros 8,5 milhões até dezembro deste ano. O lucro no período foi de 1,5 bilhão de dólares, cerca de R$ 8 bilhões.

Com fôlego financeiro aparentemente infindável, a Netflix investe cada vez mais em produções nacionais e na contratação de ex- estrelas da Globo. Já levou protagonistas como: Bruna Marquezine, Bruno Gagliasso e Marco Pigossi. A comediante Ingrid Guimarães acaba de ser contratada.

A plataforma que completa 6 anos este mês se tornou imprescindível para a saúde financeira do grupo, na qual a criação de nova geração de telespectadores assegurando assim a grande relevância no universo digital.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM