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Tony Auad: Com um patrocinador e baixa audiência, The Voice gera crise na Globo

The Voice Brasil
Foto: João Cotto/Globo
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Para 2023, conforme antecipado pela coluna, apenas a versão kids está garantida

Hoje inicio a minha coluna comentando a 11º temporada do The Voice Brasil, que já virou dor de cabeça para a Globo. Mesmo com Fátima Bernardes na apresentação, o reality só conseguiu vender uma cota de patrocínio e não fez novos negócios comerciais para este ano.

O desgaste do programa e a concorrência com a Copa do Mundo do Qatar, explicam o fraco desempenho. A nova edição começou com o pé esquerdo na última terça-feira (15), quando o programa retornou à grade de programação da Globo.

Sem muitos patrocinadores e audiência cambaleante, o The Voice Brasil está indefinido para 2023. A produção da 12º temporada ainda não foi confirmada pela Globo. A coluna havia alertado para esse fracasso a dois meses atrás.

Já o The Voice Kids está previsto para o primeiro semestre do ano que vem. Entretanto, o The Voice + já foi cancelado, como já era previsto. As razões desses cancelamentos é o formato de programa que não traz mais interesse aos telespectadores.

Segundo dados consolidados da Kantar IBOPE, a média na grande São Paulo do primeiro episódio alcançou 15,1 pontos. Foi a pior estreia de todos os tempos, superando até mesmo a primeira temporada exibida nas tardes de domingo em 2012, que obteve 15,5 pontos.

Até o momento o The Voice Brasil só tem um patrocinador, trata-se de um grande banco brasileiro. Essa instituição bancária renovou seu investimento até porque já era anunciante fixo em 2021.

Em razão disso, marcas importantes saíram fora pela queda de audiência. Este ano havia uma negociação com uma grande marca de gênero alimentício, mas a empresa desistiu por não chegar a um acordo com a emissora. 

Mas, a Globo ainda corre atrás e tenta vender seu produto que fica no ar só até 28 de dezembro. Cinco cotas e oportunidades comerciais ainda estão disponíveis para o mercado publicitário.

Porém o fracasso comercial do The Voice Brasil se explica por dois motivos. O primeiro é que o mercado de anunciantes está com os seus investimentos focado na Copa do Mundo que começa no próximo domingo (20), até porque com tantas marcas querendo surfar na onda do mundial, sobra pouco dinheiro para outros gêneros.

Frase Final: A vitória nos impulsiona a continuarmos lutando. 

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