O atendimento jurídico realizado pelo sindicato é gratuito
O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos voltou a centralizar o atendimento jurídico previdenciário para as pessoas que estão em tempo de se aposentar, se aposentaram ou, ainda, buscam diferenças na Justiça. O atendimento jurídico realizado pelo sindicato é gratuito.
Documentos Necessários
Alguns documentos são indispensáveis para o pedido de aposentadoria. Por isso, antes de procurar o sindicato, separe a Carteira de Trabalho, se tiver mais de uma, leve todas.
“Junte todo tipo de documento referente a seu serviço”, afirmou o advogado Marcílio Penachioni, responsável pelo Jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.
Um dos documentos é o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) que relata as condições de trabalho e dá base para aposentadoria especial. Ele é expedido pela empresa, que muitas vezes não o fornece, mas o trabalhador pode exigir o PPP.
Ainda que junte as carteiras de trabalho, o trabalhador precisa ter o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e o PPP. O processo de aposentadoria não é automático, principalmente na especial.
O dr. Penachioni explica que “a Previdência nega praticamente 90% dos pedidos. Nós recorreremos à Junta de Recursos da Previdência Social. Temos tido êxito em quase todos os recursos”. Mas a Previdência, ainda se perder no recurso, atrasa o repasse dos benefícios. Segundo o advogado, “isso leva a ingressar com ação na Justiça, buscando receber os acumulados.”
O índice de vitória dos trabalhadores tem sido alto, de acordo com o sindicato.
“A aposentadoria deveria ser fácil de ser obtida, mediante a documentação. Mas não é assim. Por isso, o acompanhamento jurídico é essencial”, disse Penachioni.
Atendimento
O atendimento aos trabalhadores é realizado na sede, de quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, pela dra. Sandra. A sede fica na Rua Harry Simonsen, 202, 1º andar, no Centro de Guarulhos. Telefone (11) 2463-5300.