Afirmação ocorreu durante ampliação do complexo de estações Vila Prudente do Metrô
O Governador João Doria (PSDB) reafirmou, mesmo sem citar uma data, que pretende ampliar até Guarulhos a Linha 2 – Verde do Metrô. Atualmente o trajeto liga a Vila Madalena até a Vila Prudente.
A afirmação de Doria foi dada ao lado do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em anúncio sobre a ampliação do complexo de estações da Vila Prudente do Metrô, das Linhas 2-Verde e 15-Prata, nesta terça-feira (9).
Com investimento de R$ 54 milhões do Governo do Estado, essa ampliação vai inserir mais escadas rolantes, novos sanitários, uma área comercial e aumento da iluminação, melhorando o fluxo de circulação e trazendo mais conforto aos passageiros.
Apesar de citar Guarulhos, é fato que a extensão da Linha 2 – Verde até Guarulhos, com ao menos duas estações, ainda não é prioridade, visto que o governo estadual pretende concluir primeiro a implantação da Linha 19 – Celeste.
O Metrô de São Paulo publicou um novo aviso de licitação no Diário Oficial do Estado, no dia 16 de dezembro, para empresas interessadas em elaborarem o projeto da Linha 19 – Celeste do Metrô, com previsão de cinco estações em Guarulhos, uma delas no Bosque Maia.
No caso da Linha 2 – Verde, o maior problema da atual extensão é a alta carga de passageiros que devem utilizar a linha. Como o trecho entre Penha e Vila Prudente está em construção e deve ser finalizado em 2026, Guarulhos só deve receber a Linha 2 – Verde depois de 2030.
De acordo com Doria, para este alongamento de trilhos será elaborado um projeto executivo, seguido de obras que vão comportar melhor o aumento da demanda de passageiros previsto com a ampliação da Linha 2-Verde até Guarulhos – já em obras no trecho até Penha – e da Linha 15-Prata até Cidade Tiradentes – em licitação para o trecho até Jacú Pêssego.
Na estação da Linha 2, que é subterrânea, serão instaladas mais quatro escadas rolantes – duas em cada plataforma -, melhorando a fluidez dos passageiros e acesso aos trens. Para isso, as salas técnicas com equipamentos de ventilação serão remanejadas. Novos e maiores sanitários com cabines acessíveis serão construídos na área da integração, possibilitando a desativação dos atuais que estão no mezanino para aumentar a área de passagem.
“A Estação Vila Prudente estará preparada para receber novos passageiros que terão acesso à malha metroferroviária a partir da extensão das linhas 2-Verde e 15-Prata em direção ao extremo da zona leste, chegando também a Guarulhos. Além disso, milhares de passageiros que passam por aqui diariamente e fazem a transferência entre as linhas 2 e 15 terão mais conforto”, disse Baldy.
Também será feita a ampliação da entrada da Rua Cavour, com uma escada maior e rampa para melhorar a acessibilidade, além do aumento da iluminação. Nos corredores de ligação entre as duas estações, serão instaladas seis escadas rolantes e novos contadores de transferência de passageiros. Já na estação Vila Prudente, que recebe os trens do monotrilho (Linha 15), a iluminação do mezanino será reforçada.
O projeto vai melhorar o entorno do complexo com a reforma das calçadas, paisagismo e a construção de um espaço para uso comercial com acesso pelo lado externo da estação, voltado para a avenida Anhaia Mello. Também nessa avenida, será feito um recuo para a parada de veículos, facilitando a integração com táxis e outros transportes.
Além de trazer mais comodidade aos passageiros, as melhorias no entorno atenderão ao alto fluxo de pessoas da região que, após a chegada das estações, ganhou diversos empreendimentos comerciais, residenciais e instituições de ensino.
Os trabalhos ficarão sob responsabilidade do Consórcio Sinalta Robmark, que vai iniciar a elaboração do projeto executivo e depois as obras, previstas para começar no segundo trimestre. O prazo de conclusão é de 30 meses.