fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PT restringe prévias e Alencar ganha força para ser candidato a prefeito em Guarulhos

Pietá, Alencar e Brinquinho
Foto: Montagem/Divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Além de Alencar, o ex-prefeito Elói Pietá e o vereador Maurício Brinquinho se colocaram a disposição do partido

O PT (Partido dos Trabalhadores) aprovou, na última segunda-feira (16), uma resolução que restringe a realização de prévias para escolha de candidatos a prefeito e prefeita nas eleições 2024.

A resolução aprovada pelo diretório nacional determina que as prévias só podem ocorrer caso o diretório municipal não aprove por dois terços dos votos o nome de um dos pré-candidatos para a disputa.

Para Guarulhos, a decisão pode favorecer o deputado federal Alencar Santana (PT), que disputa a preferência do partido com o ex-prefeito Elói Pietá e o vereador Maurício Brinquinho.

Alencar tem maioria no diretório municipal e é a favor da definição do candidato petista pelo diretório, ao contrário de Pietá, que considera que a medida não faz parte do regulamento do partido e que a escolha deve ocorrer por prévias”.

Representantes de partidos de esquerda ligados ao PT, apoiadores e pessoas com fluxo em Brasília que conversaram com a reportagem do GRU Diário apontam que o nome de Alencar já é dado como certo como candidato a prefeito de Guarulhos.

De acordo com o que foi apurado pela reportagem, Alencar é visto como um nome mais novo, que ainda não disputou um cargo executivo, mas que não perdeu nenhuma eleição que disputou, sendo eleito vereador, deputado estadual e deputado federal.

Também é visto como um nome mais próximo do presidente Lula (PT), tendo ganhado destaque nacional e sendo um defensor fervoroso do atual presidente, tendo visitado Lula com frequência enquanto ele esteve preso na carceragem da Polícia Federal no Paraná.

Além disso, o deputado em ganhado destaque em pautas nacionais como a discussão da Reforma Tributária, o desenvolvimento do programa Desenrola, entre outros temas.

Pesa contra o atual deputado a rejeição que aparece em pesquisas feitas principalmente por partidos concorrentes.

Já Pietá foi o candidato a prefeito do PT nas últimas duas eleições e é considerado por muitos um dos melhores prefeitos que Guarulhos já teve. Entretanto, em 2016, mesmo liderando as pesquisas de intenção de voto ficou fora do segundo turno, que foi disputado pelo prefeito Guti (à época no PSB) e pelo então deputado federal Eli Corrêa Filho (à época no Democratas).

Em 2020, Pietá chegou a ir para o segundo turno, mas perdeu na disputa direta com Guti, que foi reeleito.

Apesar de, novamente, aparecer como primeiro colocado em algumas pesquisas eleitorais, pesa contra o ex-prefeito as duas derrotas anteriores, embora alguns de seus apoiadores sustentem que com a eleição do presidente Lula ele poderia contar com um apoio mais “pesado” em Guarulhos.

Presidente do sindicato de motoristas (Sincoverg) e vereador, Brinquinho tem forte influência dentro do PT de Guarulhos, mas é visto por políticos de esquerda e apoiadores do PT como uma candidatura improvável para este ano.

A indefinição e a disputa internado no partido é vista com maus olhos pelos apoiadores do partido. Ao GRU Diário, alguns destes apoiadores avaliam que a demora na definição de um candidato em um “cenário aberto”, já que Guti não pode disputar uma nova reeleição, prejudica a construção de alianças, a escolha de um vice e o fortalecimento de um nome de esquerda.

Vale ressaltar que antes da gestão Guti o PT comandou Guarulhos por 16 anos, sendo Elói Pietá o prefeito de 2001 a 2008 e Sebastião Almeida de 2009 a 2016.

Com a reeleição do presidente Lula, a retomada de Prefeituras de grandes cidades, como Guarulhos, deve ser prioridade em 2024.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM