Programa aprovado pelo Conselho Gestor define diretrizes para uso sustentável da área
O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), publicou a aprovação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Cabuçu-Tanque Grande, conforme o Diário Oficial do município de sexta-feira (17).
A APA foi aprovada há 10 anos, mas o Plano de Manejo era um desejo da comunidade para garantir a conservação da área, que é o principal polo ambiental da cidade.
O plano possui cinco diretrizes: conservação ambiental, educação ambiental, recuperação ambiental, controle e fiscalização ambiental, e gestão administrativa e operacional.
O programa de recuperação ambiental, por exemplo, tem por objetivo estabelecer estratégias de ações integradas considerando a fiscalização e o monitoramento ambiental, definindo ações de recuperação e mitigação que permitam a ampliação da capacidade de geração de água disponível, bem como a manutenção da biodiversidade local.
De acordo com o programa, haverá punição para quem causar danos à conservação da biodiversidade. Para financiar o plano, serão utilizados 5,029% do Fundambiental.
A publicação nesta semana coincide com a concessão do Parque Estadual da Cantareira pelo Governo do Estado, à iniciativa privada. O Núcleo Cabuçu foi o único do parque que ficou fora do leilão e continua sob gestão do poder público.