PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Doria concede Parque Cantareira à iniciativa privada, mas Núcleo Cabuçu fica de fora

Foto: Divulgação
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

Núcleo em Guarulhos segue sob gestão do Governo do Estado

O Governo do Estado de São Paulo, comandado por João Doria (PSDB), realizou, na tarde desta terça-feira (14), leilão do Parque Estadual da Cantareira, na B3, que foi vencido pela empresa Construcap. Contudo, o Núcleo Cabuçu, que fica em Guarulhos, ficou de fora do edital, que concede as demais áreas do parque para a iniciativa privada por 30 anos.

A bióloga, mestre em análise geoambiental e coordenadora da ONG Chico Mendes Daniele Marques informou que, antes da pandemia, participou de debates sobre a concessão. “O Núcleo Cabuçu é o único que não dá rentabilidade”, comentou. Para o Estado, o local não possui viabilidade financeira.

Na opinião de Daniele, experiências de concessão de unidades de conservação, em outros locais do país, se mostraram problemáticas do ponto de vista ambiental. “Muitas vezes o lucro está acima do respeito”, avaliou ela, que é favorável ao Núcleo seguir gerido pelo Governo do Estado.

O Núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira fica na avenida Pedro de Souza Lopes, 7.903, no Jardim São Luís, em Guarulhos. O local abre ao público de quarta-feira a domingo, das 8h às 14h. A entrada custa R$ 16. Moradores do Cabuçu estão isentos da taxa, desde que comprovem o endereço. Entre as atrações, estão as trilhas da Jaguatirica, Sagui, Tapiti e Cachoeira, viveiro de mudas nativas, cachoeira, playground, além de rio, lago e represa para contemplação.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE