O Ministério da Cidadania prorrorrogou por mais 14 dias o prazo para atualização de dados no CadÚnico, programa de porta de porta de entrada para diversos programas voltados para população em situação de pobreza ou extrema pobreza. Antes, o prazo era 14 de outubro.
A alteração é necessária para se ter acesso a benefícios como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica e Auxílio Emergencial, entre outros. De acordo com a pasta, hoje existem 1,4 milhão de brasileiros cadastrados.
Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.
A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias.
Vale lembrar que até programas estudais, como o Vale Gás e o auxílio para quem perdeu entes por covid 19 também utilizavam o CadÚnico como parâmetro para saber quem tinha ou não direito ao benefício.
A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023. As informações são utilizadas ainda pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas.
Estar no Cadastro Único, porém, não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas. Mas é pré-requisito para que a inscrição seja avaliada.
Em março deste ano, foi criado o aplicativo do Cadastro Único. Pelo canal, além do site na internet, é possível saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, e o que devem fazer para regularizar seus registros.
Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo. Já os beneficiários da TSEE podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.
Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral. É possível verificar os endereços do Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de cada município no link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/.