Afegãos retidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos recebem ajuda de ONG do Pimentas
Um grupo de aproximadamente 100 afegãos que está retido no Aeroporto Internacional de Guarulhos receberam no último sábado (15) ajuda humanitária da ONG Somando Mais Ações, localizada no bairro do Pimentas. No local, puderam tomar banho – uma das principais reinvindicações do grupo – além de receber café manhã, cortes de cabelo e kits de higiene.
Agora, o grupo deve retornar ao aeroporto à espera de uma decisão do Poder Público sobre sua permanência do país. Os refugiados estão em busca de uma saída para o regime do Talibã, que assumiu o controle do Afeganistão após a retirada das tropas americanas daquele país.
Segundo o Governo Federal, o Ministério da Cidadania Recebeu R$ 240 mil para oferecer suporte aos refugiados. A Secretaria Municipal de Assistencial Social de Guarulhos promete utilizar a verba para a abertura de mais 100 vagas em abrigos na cidade. Já o governo do estado de São Paulo diz estar investindo mais de R$ 2 milhões para atender aos refugiados. A concessionária responsável pela administração do GRU Airport diz estar prestando ajuda ao grupo e, na última semana, chegou a instalar vestiários no local.