PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pistas do aeroporto de Guarulhos receberão nova numeração

Pista Aeroporto de Guarulhos
Foto: Reprodução/Youtube/Aeroin
Compartilhe

PUBLICIDADE

Mudança ocorre por conta de variações da bússola e causará nova designação em cartas aeronáuticas

As duas pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, com numerações 09L/27R e 09R/27L passarão a ter a numeração 10L/28R e 10R/28L a partir de setembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A mudança ocorre por conta de uma diferença na direção da bússola, que sempre aponta para o norte, mas com variações pequenas e constantes.

Antes, quando verificada, a bússola sempre apontava dentro de do 090º, mas agora está mais próxima do 100º, o que justificou a necessidade do ajuste.

A mudança foi confirmada em documento publicado pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira).

As pistas de um aeroporto são numeradas de 01 até 36 por conta do 360° da bússola magnética. A regra é tirar o último dígito do rumo da pista e se este for igual ou maior que 5, arredondar a dezena para cima, caso for menor que 5, permanece a mesma dezena.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atualmente o país tem apenas 18 aeroportos com duas pistas no país, entre os quais o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Uma das pistas de Guarulhos, inclusive, é a segunda maior do Brasil.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE