PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Aeroporto de Guarulhos tem a segunda maior pista do país

Foto: Reprodução/Youtube/Aeroin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

Projeto de construção de terceira pista em Guarulhos ainda não foi descartado

O Aeroporto Internacional de Guarulhos tem a segunda maior pista para pousos e decolagens de avião do país, com 3.700 m x 45 m, de acordo com a própria concessionária, o GRU Airport. O primeiro colocado é o Aeroporto Internacional do Galeão, localizado no Rio de Janeiro, que conta com uma pista de 4 mil metros.


“O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, tem duas pistas, sendo que uma delas mede 3.000 m x 45 m e outra com 3.700 m x 45 m, ambas homologada para operação de aeronaves de Código F (A380)”, destacou em nota, o GRU Airport, informando que as manutenções da pista ocorrem diariamente em horários alternados e com menor fluxo de aeronaves.

Atualmente, o aeroporto com maior número de passageiros do país possui 10 pátios de aeronaves, incluindo o da Base Aérea, com capacidade para 179 posições, dependendo da combinação e os modelos das aeronaves, além de contar com 54 pontes de embarque.

Questionada, sobre a possível implantação de uma terceira pista, a concessionária informou que existe sim o projeto, porém, atualmente permanece em estudos de viabilidade e capacidade, e com isso, não há previsão da construção durante essa concessão.

A reportagem do GRU Diário conversou com Adriano Santos, 48, consultor de aviação e professor universitário, sobre o tamanho atual das pistas nos aeroportos brasileiros. “A pista ideal para a aviação comercial é a partir de 1.700 metros, porém, temos uma operação especial em pista curta no Rio de Janeiro, com apenas 1.300 metros, através do Aeroporto Santos Dumont”, informou Santos.

O consultor destacou ainda que a empresa Boeing desenvolveu um avião menor para operar em pistas como a do Santos Dumont. “O modelo é o 737-800, operado pela companhia aérea Gol, porém, outros modelos, como Airbus A320 e A319 também pousam no local”, destacou o consultor.

Confira o ranking com as cinco maiores pistas do país
AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO/GALEÃO – Antônio Carlos Jobim
4000 m
AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO/GUARULHOS – GOVERNADOR ANDRÉ FRANCO MONTORO
3700 m
AEROPORTO INTERNACIONAL DE CONFINS – TANCREDO NEVES
3600 m
AEROPORTO DE PETROLINA – SENADOR NILO COELHO
3250 m
AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS – CAMPINAS
3240 m

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM