Decisão ocorreu na sede do sindicato da categoria após recusa de proposta de reajuste salarial de 10%
Os trabalhadores do transporte público de Guarulhos, de linhas municipais e intermunicipais representados pelo Sincoverg (sindicato da categoria), decidiram nesta terça-feira (7), na sede do sindicato, no Centro, entrar em estado de greve.
Em uma publicação feita nas redes sociais do Sincoverg, a informação repassada é de que as empresas ofereceram reajuste de 10% parcelados em duas vezes iguais, sendo a primeira elevação salarial a partir de outubro e o restante a partir de fevereiro de 2023.
De acordo com o sindicato, não houve proposta de reajuste do valor do tíquete ou da PLR (Participação nos Lucros e Resultados)
“Os trabalhadores e trabalhadoras do transporte público representados pelo SINCOVERG recusaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelas empresas do setor. A decisão foi tomada em assembleia realizada na sede do sindicato nesta terça-feira dia 07/06. Com a votação contrária à proposta dos patrões, os trabalhadores e trabalhadoras entram em ESTADO DE GREVE“, afirmou o sindicato.
O estado de greve não significa que os ônibus vão parar imediatamente a partir de quarta-feira (8). Se seguir o trâmite normal, seria necessário realizar uma nova negociação e uma nova assembleia ou recusa dos empresários para que uma greve ocorra.
Entretanto, o sindicato e os trabalhadores podem tomar uma decisão se fazer uma paralisação momentânea.
No dia 20 de maio deste ano, motoristas deixaram as garagens com atraso por conta de uma reunião com o sindicato. Neste dia, munícipes reclamaram do atraso e da falta de ônibus na cidade.