Com decisão, Mota assume cadeira de Ferreira (PTC)
A juíza Maria de Fátima Guimarães Pimentel de Lima, da 176ª Zona Eleitoral de Guarulhos, acatou recurso e deferiu a candidatura de Jorginho Mota (PTC), fato que o coloca como vereador eleito e retira a cadeira de Ferreira, do mesmo partido.
A decisão foi proferida na segunda-feira (30). Jorginho teve um problema com a entrega da documentação de sua participação no pleito eleitoral de 2020 dentro do prazo estipulado, mas a juíza ressaltou que “é certo que o Tribunal Superior Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo têm reiteradamente admitido a juntada de documentos, em sede de registro de candidatura, na fase recursal” e decidiu aprovar a candidatura de Jorginho.
Mota obteve 2.073 votos e foi o terceiro mais votado pela legenda. Com a sentença da Justiça Eleitoral, o candidato Ferreira (PTC) se torna o primeiro suplente do partido com 2.009 votos.
O PTC conquistou a terceira maior bancada do município, com três vereadores eleitos e um total de 43.049 votos até o momento. Por pouco a legenda não fez quatro cadeiras.
O partido ainda tem uma indefinição entre seus eleitos. O candidato Leandro Dourado (PTC) foi o eleito pelo PTC com a maior quantidade de votos (4.142) e tem seu lugar garantido, mas Vitor da Farmácia, que obteve 3.530 votos, está com o problema no deferimento de sua candidatura e aguarda o julgamento de um recurso. Neste momento, a terceira cadeira da sigla pertence a Wellinton Bezerra, com 2.021 votos.
Presidente do PTC Guarulhos e ex-vereador, que não concorreu ao cargo neste ano, Toninho Magalhães afirmou que “não montou um time, mas uma família”. O partido teve 51 candidatos (35 homens e 16 mulheres).
O partido chegou a ter 38 homens candidatos, mas foi estipulado um corte de três candidatos com base no número de filiações feitas ao partido por meio da indicação dos postulantes à Câmara Municipal.
De acordo com Magalhães, dos 10 vereadores eleitos pelo partido em São Paulo, três estão em Guarulhos. “Somos provavelmente a maior representação do PTC em um município brasileiro”, afirmou o presidente municipal.
Apesar de o Tribunal Superior Eleitoral ainda não ter atualizado as informações sobre os vereadores eleitos, o vereador Paulo Roberto (PTB) também conseguiu registrar sua candidatura, o que torna Gladys Betinho Acredito (PTB) a primeira suplente da legenda que teve Wagner Freitas como candidato a prefeito.
A advogada Márcia Taschetti também conseguiu o deferimento de sua candidatura e uma segunda vaga para o PP na Câmara, o que torna o Doutor Alexandre Dentista (PSD) primeiro suplente do partido do prefeito Guti.