Desde o início da pandemia de coronavírus (Covid-19), o Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB), em Guarulhos (SP), administrado pela Organização Social de Saúde IDGT, já atendeu 234 pacientes internados com suspeita de Covid-19. Destes, 137 tiveram alta, já que foram considerados curados da doença. A unidade registrou 25 mortes, enquanto que 81 pessoas seguem em tratamento.
O número de altas corresponde a 58,5% do total de internados, com um índice de óbitos de 10,6%. Ainda segundo os números do Hospital Pimentas, se forem considerados apenas os casos que tiveram resultado positivo para Covid-19, o índice de cura é ainda maior. Dos 234 internados, 104 tiveram a confirmação. Destes, 66 tiveram alta, o que corresponde a 63,5%.
Segundo os médicos José Carlos Carvalho e Radir Sabino, diretores técnico e clínico do HMPB, respectivamente, o sucesso do trabalho está pautado na sintonia direta entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Prefeitura de Guarulhos neste momento de crise.
“Reservamos 23 leitos de terapia intensiva para os casos de Covid-19, além de outros 15 na enfermaria. Desde o final de fevereiro, intensificamos a busca por EPIs (equipamentos de proteção individual) no mercado, criamos um protocolo específico para o coronavírus no hospital e treinamos nossas equipes para atender adequadamente os casos suspeitos e confirmados”, explicam.
Neste momento de pandemia, o Hospital Pimentas tem trabalhado não somente em parceria com o município, mas com o estado de São Paulo para que nenhum caso deixe de ser atendido. “Todas essas medidas têm garantido a recuperação da maioria dos pacientes e a proteção dos nossos médicos, enfermeiros e demais integrantes do corpo clínico e administrativo”, explica Carvalho.