Prefeitura teve que demitir 1,2 mil indicações políticas em janeiro
O Diário Oficial do Município desta sexta-feira (7) traz a nomeação de 136 funcionários comissionados da Prefeitura de Guarulhos. Os mais conhecidos, entre os indicados políticos do prefeito Guti (PSD), são os ex-deputados estaduais Eduardo Soltur e Gileno como assessores executivos governamentais, além de Paulo Sérgio, que passa a ser secretário adjunto de Segurança Pública.
Em janeiro, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Guti demitiu 1,2 mil funcionários em cargos em comissão. A Câmara de Guarulhos recriou 1.131 cargos em abril, sendo que os primeiros 100 indicados foram nomeados na última segunda-feira (3).
De acordo com a gestão Guti, as funções são fundamentais para os trabalhos desenvolvidos na cidade. Já a oposição critica a criação de cargos durante a pandemia do coronavírus.
Há quase 10 anos, a Prefeitura cria cargos, em acordo com a Câmara, que são invalidados por decisões judiciais. O governo municipal afirma que estudou as ações judiciais antigas e avalia que não haverá novos processos da Promotoria contra os cargos criados.