Entrega do People Mover estava prevista para maio deste ano
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Vital do Rêgo, acatou o pedido da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), na última quarta-feira (3), que solicita revisão dos valores apresentados pelas empresas interessadas em executar as obras do monotrilho de Guarulhos, chamado de People Mover.
A solicitação havia sido feita pela agência em fevereiro após apontamento da Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) sobre o vencimento dos valores em 19 de agosto do ano passado. De acordo com a Anac, os novos valores podem afetar os processos licitatórios.
Duas empresas disputam o serviço: o consórcio GRU Connecta, liderado pela empresa europeia Doppelmayr, e o grupo AeroGRU, formado por empresas brasileiras.
“A Anac assinalou em sua resposta que os novos valores podem, inclusive, mudar o mapa da licitação realizada pela concessionária para selecionar a subcontratada para construir o APM [People Mover]”, disse o ministro Vital do Rêgo.
Durante a sessão para avaliar o tema, o ministro disse ainda que a GRU Airport, concessionária do Aeroporto de Guarulhos, solicitou um posicionamento da Anac sobre os riscos envolvidos em uma obra como essa. A GRU Airport é responsável pela contratação dos serviços para implantação e operação do People Mover.
“Diante desse cenário não há como formular aditivo nesse momento para inserir o sistema APM [People Mover] no contrato de concessão. Não determinei adoção de medida cautelar, por ora, e autorizei as oitavas necessárias no mérito. Os gestores responsáveis poderão, inclusive, convocar sócios para esclarecer as pendências aqui descritas”, finaliza.
People Mover
O People Mover ligará a linha 13-Jade da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos e terá capacidade para transportar 2 mil passageiros por hora. Serão quatro paradas (veja imagem abaixo) com tempo de deslocamento de 6 minutos e 2,6 quilômetros de extensão.
A entrega estava prevista para maio deste ano, de acordo com anúncio do governo de SP em maio de 2019.
People Mover em números
Extensão: 2,6 km
Número de paradas: 4
Tempo de deslocamento: 6 minutos
Capacidade de Transporte: 2 mil passageiros por hora sentido
Prazo de construção: 18 meses
Investimento: R$ 175 milhões