fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Alunos do Jardim Tranquilidade criam jornal e aprendem a descobrir notícias falsas

Aluno da EPG Heraldo Evans com máquina fotográfica
Foto: Eduardo Calabria/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Atividade faz parte do projeto Abril Literário

Tudo ainda está em fase de construção, mas se depender da curiosidade dos alunos do Ensino Fundamental da EPG Heraldo Evans, no Jardim Tranquilidade, a criação do primeiro jornal da unidade escolar será um sucesso. Na última terça-feira (11) os alunos participaram de um workshop, oferecido pela equipe de comunicação da Secretaria de Educação, no qual tiveram a oportunidade de experienciar uma das etapas do processo de elaboração de notícias e verificar se as informações eram verdadeiras ou falsas.

A elaboração do Jornal Escolar Diversidade e Respeito é uma das ações do projeto Abril Literário, promovido pela Prefeitura, que de modo interdisciplinar objetiva fomentar o gosto pela leitura e a utilização desse suporte para aprender, compreender, se posicionar e se divertir.

“O jornal é um suporte pedagógico valioso no desenvolvimento da leitura e da escrita. Ele possibilita o exercício do poder de argumentação, persuasão e criatividade e forma leitores conscientes ao transformar a realidade em que estão inseridos”, explica Gissa Vilela, coordenadora pedagógica da unidade.

Workshop

O que faz um repórter? Onde trabalha? Como elabora as matérias? Essas foram algumas das perguntas levantadas pela equipe de jornalismo da Secretaria de Educação, responsável pelas notícias veiculadas no portal SE Informe. Os alunos receberam filipetas com factoides, informações não comprovadas sobre pautas do universo escolar que precisavam ser checadas.

Divididos em equipes, eles se dedicaram a descobrir se as informações eram verdadeiras ou falsas e, para isso, levantaram hipóteses, discutiram possibilidades e conversaram com fontes seguras.

Numa espécie de reunião de pauta, em que todos se passaram por repórteres, as equipes compartilharam a informação recebida e os resultados dessa verificação. “A checagem das informações antes de sua publicação é um dos aspectos essenciais e de grande responsabilidade da profissão do repórter”, explicou a jornalista Carla Maio, da comunicação da secretaria.

Mãos à obra

Depois de conhecer o jornal e suas diferentes edições, papel ou digital, explorar suas seções e destacar a intencionalidade de cada uma, os alunos finalmente vão colocar as mãos na massa. Cada turma vai produzir coletivamente uma seção do jornal, editar e diagramar na estrutura física de um jornal.

Na etapa seguinte a edição do jornal vai unir as produções em um único exemplar. O projeto prevê a impressão e a distribuição de exemplares da primeira edição do Jornal Escolar Diversidade e Respeito da EPG Heraldo Evans, além de um link para a divulgação digital do conteúdo.

Mais que despertar o interesse pela leitura e ampliar o vocabulário dos alunos, o projeto estimula o protagonismo. Em um futuro não muito distante essa valiosa semente poderá gerar novos profissionais da área de comunicação, empenhados e cuidadosos com a informação.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM