Força-tarefa visa coibir o transporte coletivo não autorizado na cidade
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) realizou em Guarulhos, nos dias 15 e 19 de outubro, megaoperação, em conjunto com a ARTESP e a SPTrans, contra o transporte coletivo não autorizado.
As ações contaram também com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Estadual, além da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Iniciada na primeira semana de setembro, a força-tarefa teve como resultado diversas apreensões e autuações.
Nos dois dias de operação foram autuados 51 veículos e outros 10, entre vans, micro-ônibus e carros de passeio, foram apreendidos por realizar transporte de passageiros ilegalmente. Vários carros apresentavam condições inadequadas de funcionamento e conservação.
Um único veículo tinha mais de R$ 16 mil em pendências de multas de trânsito; outro, além da punição da EMTU por realizar transporte não autorizado, recebeu 12 autuações da Polícia Militar por inúmeras irregularidades verificadas na manutenção e na sua condução.
Neste ano, as operações realizadas pela EMTU na Grande São Paulo já resultaram na retenção de 168 carros e na averiguação de outros 3.606.
Essas fiscalizações são importantes porque propiciam mais segurança aos cidadãos, afirmou a empresa.
Os passageiros que quiserem utilizar o serviço de fretamento nas ligações entre os municípios da Região Metropolitana de São Paulo podem verificar no site www.emtu.sp.gov.br se o veículo está cadastrado e se está com a documentação e inspeção em dia. Basta informar o número da placa.