fbpx
PUBLICIDADE

Vacinação no Bosque Maia começa hoje para idosos acima de 90 anos no drive-thru e profissionais da saúde

Foto: Eurico Cruz
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Fila começou a ser formada na madrugada; serão vacinadas 7,2 mil pessoas com doses da Coronavac

A vacinação contra a covid-19 começou nesta segunda-feira (8) no Bosque Maia, na Avenida Paulo Faccini, no Centro, para os idosos com mais de 90 anos, no sistema drive-thru, e profissionais da saúde que tiveram que formar fila. A vacinação será realizada das 9h às 17h, se segunda a domingo, ou enquanto houver disponibilidade de senhas. Serão usadas hoje doses da Coronavac, de acordo com equipe da Secretaria Municipal da Saúde de Guarulhos.

Ao todo, serão distribuídas 7.250 senhas, sendo 3.250 aos idosos e 4 mil para os profissionais da saúde para receber a primeira dose da vacina. A segunda dose será aplicada nas UBSs (Unidade Básica da Saúde) em até 28 dias. “Estamos orientando que na segunda dose a pessoa procure a UBS de referência”, afirmou a diretora da Secretaria da Saúde, Elisângela Arantes de Souza.

“A estratégia de fazer o polo de vacinação hoje, e só este polo, se dá pela quantidade de vacina que nós temos e que foi disponibilizada pelo Estado”, disse Elisângela. 

Para ser vacinado é necessário levar um documento de identidade, CPF e Cartão do SUS: Os profissionais da saúde precisam comprar que atuam na área apresentando um destes documentos: carteira de trabalho, holerite, documentos de identidade emitidos por conselho se classe ou de ordem com validade em dia, declaração da empresa. 

Segundo a diretora, não é exigido que os profissionais da saúde precisem atuar especificamente na linha de frente no combate contra o novo coronavírus. Biomédicos, educadores físicos, veterinários, doulas e parteiras, por exemplo, podem ser vacinados.

A imunização estava marcada às 9h, mas os profissionais da saúde começaram a fazer fila por volta da 1h da madrugada. O primeiro a receber a senha foi o biomédico Wesley Silverio, de 31 anos. Já o primeiro idoso chegou de carro ao Bosque Maia às 4h30 manhã. 

As senhas começaram a ser distribuídas às 7h. Cerca de 300 profissionais da saúde aguardavam a vacina, por volta das 8h.

“A gente esperou um ano por esse momento mais que especial. Vou poder dar um abraço na minha mãe e no meu pai. Isso faz muita falta também. Estou sem abraçá-los desde o começo da pandemia. Pensar no cuidado ao próximo nos incentiva a tomar a vacina. E mesmo com a vacinação, a pandemia não vai acabar e temos que seguir as orientações [medidas de proteção] do Ministério da Saúde. O tema da vacina é esperança”, afirmou Wesley Silverio.

Vacinação no Bosque Maia começa hoje para idosos acima de 90 anos no drive-thru e profissionais da saúde
Biomédico Wesley Silverio é o primeiro da fia dos profissionais da saúde. (Foto: Eurico Cruz)

Os agentes de trânsito fizeram bloqueio próximo ao Bosque Mais apenas para controlar a passagem por contra da fila. Das três faixas da Avenida Paulo Faccini, uma é destinada a fila e duas para circulação de veículos.

A cidade de Guarulhos tem 102.444 idosos, segundo estimativa do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual. Até segunda-feira (1) a cidade havia vacinado mais de 12 mil pessoas. Guarulhos recebeu 10.520 doses da vacina Oxford/AstraZeneca e 13.680 da Coronavac.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM