fbpx
PUBLICIDADE

Vacinação contra a polio: todas as unidades de saúde abrem neste sábado

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Em Guarulhos, 44% das crianças guarulhenses com até um ano foram vacinadas

A Prefeitura de Guarulhos abrirá todas as 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e o Ambulatório da Criança (rua Osvaldo Cruz, 151, Centro), neste sábado (5), das 8h às 16h, para a campanha de multivacinação, com foco na imunização contra a poliomielite.

Todas as crianças com idade a partir de 2 meses e menores de 5 anos de idade devem receber a vacina contra a paralisia infantil. As demais faixas etárias precisam ser avaliadas.

Segundo dados da Secretaria da Saúde, desde o início da campanha, em agosto, até esta quinta-feira (3), 44% das crianças guarulhenses com até um ano de idade já foram vacinadas contra a pólio. Esse número ainda é baixo, de acordo com o órgão, que alerta ainda que a paralisia infantil pode provocar sequelas  para o resto da vida e até mesmo a morte. A vacinação é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças.

Os endereços das 69 UBS de Guarulhos podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs

O que é a poliomielite?

Também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença causada por um vírus chamado poliovírus, que invade o sistema nervoso e, nos casos mais graves, pode causar paralisia. 

A poliomielite é uma doença muito contagiosa, ou seja, é transmitida de pessoa para pessoa de forma muito rápida. Ela afeta principalmente crianças menores de cinco anos, mas também pode acometer adultos. A vacinação é a única forma de prevenção.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM