Iniciativa conta com mais de 20 voluntários para contribuir com os refugiados
A OAB Guarulhos (Subseção Guarulhos da Ordem dos Advogados do Brasil) lançou nesta quinta-feira (3) o Humanitas (Conselho Especial Humanitário). O projeto, que conta com mais de 20 advogados, está focado da assistência e acolhimento dos refugiados afegãos acampados no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Nos últimos meses, centenas de afegãos chegaram a Guarulhos e ficaram acampados no aeroporto. Os imigrantes fogem do Taleban, grupo extremista que tomou o poder no Afeganistão no ano passado.
De acordo com o presidente da OAB Guarulhos, Abner Vidal, a proposta é contribuir para o acolhimento também de outros refugiados, como ucranianos e pessoas de países africanos.
“A OAB quer ser catalizadora da sociedade civil no acolhimento dos imigrantes”, comentou.
O Humanitas atua em várias frentes, como na defesa da disponibilização de vacinas e documentação aos afegãos, ensino da língua portuguesa, combate à xenofobia, garantia de segurança alimentar e oferta de trabalho e estudo.
O projeto é coordenado por Fabio Rivelli, que conta com um grupo de mais de 20 pessoas, o que inclui também voluntários que não são advogados. Os núcleos atuam em várias frentes, como a entrega de uma cartilha com orientações básicas sobre o Brasil. O material foi escrito em português e traduzido para o inglês. Agora está sendo traduzido para o persa.
“Os núcleos estão atuando diretamente no aeroporto acompanhando as atividades a cada aeronave chega”, comentou Rivelli.
O presidente da OAB Guarulhos destacou que, apesar do Humanistas, a entidade segue cobrando as autoridades públicas a fornecer melhores condições para o acolhimento dos afegãos.