PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vacina da Janssen terá segunda e terceira dose, anuncia o Ministério da Saúde

Vacina Janssen
Foto: Mika Baumeister/Unsplash
Compartilhe
PUBLICIDADE

A 2ª dose será aplicada com intervalo de oito semanas, já o prazo da dose de reforço é de 5 meses

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que a vacina da Janssen, antes aplicada como dose única, terá segunda e terceira dose de reforço.

De acordo com a pasta, a 2ª segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo de oito semanas (dois meses) após a primeira dose.

Após concluir o ciclo vacinal (com as duas doses já tomadas), será aplicada uma dose de reforço, que pode ser de outro imunizante, respeitando o prazo de 5 meses recomendado pelo Ministério da Saúde.

“No início, a recomendação era que essa vacina fosse de dose única. Hoje, nós sabemos que é necessária essa proteção adicional. Então, os que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante. A sequência é: completou cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço, preferencialmente com uma vacina diferente”, explicou o ministro da saúde, Marcelo Queiroga.

O Ministério da Saúde começará a distribuir as doses da Janssen aos estados e municípios a partir desta sexta-feira (19). Em seguida, passará a convocar as pessoas que foram imunizadas com a Janssen para tomar a 2ª dose.

A orientação do Ministério da Saúde segue tendência mundial. Nos Estados Unidos, por exemplo, a imunização da Janssen também já vem sendo reforçada.

“Quem tomou a Janssen completará o esquema vacinal. Embora seja de dose única, compete a nós [Ministério da Saúde] as definições. A pessoa tomará duas doses, em um intervalo de dois meses”, afirmou a Secretária Extraordinária de Enfrentamento à covid-19, Rosana Leite de Melo.

Dose adicional a partir de 5 meses e intervalo reduzido

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) o lançamento da campanha Mega Vacinação para reforçar imunização dos brasileiros contra covid-19 que ocorrerá entre 20 e 26 de novembro nos postos de vacinação em todo país.

A campanha reduz o intervalo entre as doses da vacina de 6 meses para 5 meses. A recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha. Além disso, a aplicação da dose de reforço ou adicional está liberada para as pessoas com mais de 18 anos. Antes, essa dose era recomendada apenas para os profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM