Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que o intervalo entre as doses será de 5 meses
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) o lançamento da campanha Mega Vacinação para reforçar imunização dos brasileiros contra covid-19 que ocorrerá entre 20 e 26 de novembro nos postos de vacinação em todo país.
A campanha reduz o intervalo entre as doses da vacina de 6 meses para 5 meses. A recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha.
De acordo com o Ministério da Saúde, essa orientação é baseada em pesquisas científicas que apontam uma queda na resposta imune, principalmente, a partir do quinto mês após a segunda dose.
Além disso, a aplicação da dose de reforço ou adicional está liberada para as pessoas com mais de 18 anos. Antes, essa dose era recomendada apenas para os profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos.
“Com isso, nós vamos ter uma cobertura vacinal maior da nossa população e evitar o que está acontecendo em alguns países da Europa”, disse o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, referindo-se a uma possível 3ª onda causada pela covid-19 que vem acontecendo em alguns países da Europa.
Neste sábado (20), a campanha começa com mobilização nacional para reforçar a importância de a população completar o ciclo vacinal, ou seja, tomar as duas doses, mesmo após o prazo recomendado pelos fabricantes das vacinas.
“Os resultados preliminares de um estudo da Universidade de Oxford sobre a dose de reforço, encomendado pelo Ministério da Saúde, mostram que o esquema heterólogo – a combinação de vacinas diferentes – aumenta significativamente a imunidade. A orientação é que o reforço seja aplicado, preferencialmente, com a vacina da Pfizer. Na falta desse imunizante, pode ser aplicada a AstraZeneca ou Janssen”, diz o comunicado do Ministério da Saúde.