Ícone do site GRU Diário

Unimed Guarulhos tem 52 pacientes com covid-19, maior registro durante pandemia

unimed rua tabajara

Foto: reprodução/Google Street View

Entre os casos confirmados está uma criança. Outros 14 casos estão sob suspeita da doença causada pelo novo coronavírus

A Unimed Guarulhos divulgou, na sexta-feira (5), em boletim em que informa estar com 52 pacientes internados com covid-19, a maior quantidade registrada desde o início da pandemia e desde 24 de março de 2020 quando a rede começou a divulgar o número de casos para dar transparência aos conveniados.

O hospital que atende pacientes adultos, localizado na Vila São Jorge, tem 51 pessoas internadas, não especificados entre UTI e terapia. Há ainda outros seis casos suspeitos.

Neste mesmo hospital, foram registradas 518 altas de pacientes contaminados pelo novo coronavírus desde 26 de março de 2020. A mesma unidade registra 82 óbitos pela doença, sendo que o primeiro ocorreu em 3 de abril de 2020 e o último na terça-feira (2). Das vítimas, 80 apresentavam comorbidades.

Já na unidade pediátrica, na Vila Zanardi, há confirmação de um caso de uma criança. Há ainda outros casos suspeitos. Felizmente, nenhuma criança se tornou uma vítima fatal da covid-19 na rede da Unimed Guarulhos.

Em dezembro do ano passado, quando os índices de contaminação voltaram a crescer na cidade, o GRU Diário conversou com o doutor Francisco Seiidi Nishi, diretor presidente da rede, e a doutora Graciane Dias Figueiredo Mechenas, diretora clínica. Na época, com o fim do isolamento social, além de lidar com a covid-19 havia uma demanda reprimida do atendimento de outras doenças e até de traumatismos causados por acidentes.

O novo pico de pacientes atinge toda a rede particular da cidade. Na quinta-feira (4), o prefeito Guti (PSD) afirmou que conseguiu alugar 29 leitos para covid-19 em um hospital particular para desafogar a rede pública, cuja ocupação estava em 96%. De 15 hospitais particulares consultados, apenas 1 retornou proposta.

Nesta mesma semana, o Hospital Carlos Chagas iniciou a abertura de mais 10 leitos de UTI para atender pacientes de covid-19 pela rede Amil de Guarulhos e de outras cidades.

A partir deste sábado (6), Guarulhos e todas as demais cidades do Estado de São Paulo entraram na Fase Vermelha, a mais restritiva, somente com a abertura de serviços essenciais.

Sair da versão mobile