Segundo maior cargueiro saiu da pista em Guarulhos durante pouso no dia 11 de maio. Ninguém ficou ferido
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos) repassou ao NBAAI (Escritório de Investigação de Acidentes Aéreos) da Ucrânia a investigação do incidente que tirou o segundo maior cargueiro do mundo, o Antonov AN124, da pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, Cumbica, no dia 11 de maio.
No dia do ocorrido, considerando um incidente grave, 19 pessoas estavam a bordo, mas ninguém se feriu.
A informação foi dada em primeira mão pelo site Aeroin (clique aqui para ler a matéria) e consta em documento publicado no site da NBAAI (clique aqui para ver o documento original) sobre segurança de voos na última sexta-feira (18).
O custo para investigação deste tipo de incidente, embora ninguém tenha se ferido, é alto, e como o Antonov não é uma aeronave produzida no Brasil é mais fácil para os peritos ucranianos fazerem tal avaliação.
“Durante o voo cargueiro ADB-3829 na rota Paramaribo (Suriname) – São Paulo (Brasil), o avião An-124-100M UR-82007, operado pela “Antonov”, após pousar na pista 09L teve uma rolagem de seu trem de pouso dianteiro a 3 metros para fora do pavimento e, como resultado da excursão de pista, a aeronave não foi danificada, e todas as pessoas a bordo não ficaram feridas. A investigação do incidente grave foi delegada à NBAAI pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes de Aviação (CENIPA) do Brasil”, diz o documento oficial.
Após o susto o avião deixou Guarulhos sem nenhum outro problema, como foi visto em vídeo registrado pelo canal SBRG (Clique aqui para ser redirecionado ao vídeo).