fbpx
PUBLICIDADE

UBSs abrem no sábado para atendimento, coleta de Papanicolau e vacinação

UBS x posto de saúde x Zera Fila
Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

O atendimento nas unidades será realizado das 8h às 16h

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guarulhos, exceto a Cavadas, que está passando por reformas, abrirão neste sábado (21) para a realização da coleta de Papanicolau e vacinação. As unidades Vila Fátima, Jardim Acácio, Soberana e Parque Alvorada atenderão também pelo programa Saúde Agora para oferecer aos moradores serviços habituais, das 8h às 16h.

O atendimento prestado pelas quatro UBSs designadas para esta edição do Saúde Agora inclui curativos, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial e glicemia mediante pedido médico, além do recebimento de remédios vencidos.

Também serão oferecidas testagens rápidas para detecção da covid-19, do HIV, da sífilis e das hepatites B e C. Nessas unidades, somente a consulta médica deve ser agendada previamente na própria unidade ou por meio do aplicativo Saúde Guarulhos.

Papanicolau

A coleta de Papanicolau, exame preventivo do câncer do colo do útero, funcionará de maneira mista em todas as UBSs, por agendamento prévio ou demanda espontânea, de acordo com a capacidade da unidade. Todas as mulheres que já iniciaram a atividade sexual, independente de idade e mesmo sem pedido médico podem realizar o exame. Aquelas que não conseguirem realizar a coleta neste sábado (21) poderão agendar o exame para outra data.

O Papanicolau permite a identificação de lesões precoces que, se tratadas em tempo oportuno, antes que a mulher tenha sintomas, aumenta as chances de cura e reduz a mortalidade pela doença, que representa o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres no Brasil.

Esse tipo de neoplasia está diretamente ligada à infecção pelo vírus HPV, que se dá por meio do contato com pele e mucosas infectadas e é transmitido, na maioria das vezes, através da relação sexual desprotegida. Essas e outras orientações sobre a prevenção ao câncer do colo do útero serão fornecidas nas unidades em funcionamento pelo Saúde Agora.

Vacinação

Todas as UBSs estarão abertas em atendimento à campanha de multivacinação para atualização da carteirinha de crianças de zero a menores de 15 anos, ou seja, com 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Além disso, todas as pessoas podem comparecer às unidades para colocar a dose contra a covid-19 em dia ou receber o imunizante contra a influenza (gripe). Para a vacinação, basta apresentar documento com foto, carteirinha de vacinação ou o comprovante da última dose recebida, em caso de imunização contra o coronavírus.

Serviço

  • UBS Vila Fátima: rua Esmeralda, 25, Vila Fátima
  • UBS Jardim Acácio: avenida Silvestre Pires de Freitas, 2007, Jardim Acácio
  • UBS Soberana: rua Jaboticabal, 393, Cidade Soberana
  • UBS Parque Alvorada: avenida Santana do Mundaú, 800, Cidade Parque Alvorada

Os endereços das demais UBSs de Guarulhos podem ser consultados no site da Prefeitura de Guarulhos, neste link.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM