fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Trump vence eleição e volta à presidência dos Estados Unidos

Donald Trump, presidente eleito dos EUA
Foto: RS/Fotos Públicas
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Republicano terá maioria na Câmara, no Senado e na Suprema Corte

Em uma votação histórica, o empresário Donald Trump foi eleito novamente presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira (6). Ele venceu a atual vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, do Partido Democrata, e vai ser o segundo presidente da história norte-americana a ter um segundo mandato, após perder uma eleição.

De acordo com projeção da CNN, ele obteve até o momento 276 delegados no colégio eleitoral, contra 223 de Kamala. A apuração ainda não acabou, mas o mínimo necessário para vencer são 270. A estimativa é que foram contabilizados 89% dos votos, sendo que o candidato republicano obteve 71.552.841, contra 66.674.280 da democrata.

Em discurso para apoiadores na Flórida, Trump destacou o resultado. Os republicanos também obtiveram maioria na Câmara e no Senado. O partido já tinha indicado o maior número de ministros da Suprema Corte.

“Vamos ajudar o nosso país a se curar. Temos um país que precisa de ajuda. Vamos consertar nossas fronteiras. Fizemos história, superamos obstáculos, e agora está claro que conquistamos a coisa mais incrível politicamente”, disse Trump.

Pelas redes sociais, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou Trump pela vitória. Ao defender o respeito ao resultado eleitoral, o brasileiro desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, afirmou Lula.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM