Emissora transmitiu o 50º programa do cantor em 2024
Hoje inicio a minha coluna comentando a possível renovação de contrato do cantor Roberto Carlos com a Rede Globo de Televisão. No ano passado o ídolo brasileiro comandou seu 50º programa na emissora, com um tom de despedida.
Porém, o que mais se analisa na emissora é qual o valor real de um contrato com Roberto Carlos e se esses custos compensam para mantê-lo contratado.
Esse posicionamento poderá determinar a renovação ou não do cantor com a Globo. Até porque, nos últimos anos, a audiência do seu especial de final de ano vem caindo gradativamente.
Uma das análises que a Globo vem fazendo nos últimos anos é a pontuação da audiência do especial de final de ano. No último dia 20 de dezembro de 2024, a média da pontuação foi de 14%.
Teve o registro de 24% menos telespectadores que na edição de 2023. Esse resultado passou a preocupar a Globo, principalmente comercialmente.
Talvez, a previsibilidade do formato com poucas novidades de um ano para outro possa explicar a queda de audiência, assim como o aumento da concorrência.
Porém, tudo indica que a Globo não tem interesse em pagar salário milionário a um contratado sem o retorno equivalente em faturamento e pontos no Ibope, onde o investimento seria desproporcional ao resultado.
Já a emissora, por sua vez, para equilibrar suas contas já dispensou: Renato Aragão, Antônio Fagundes, Fátima Bernardes, entre outros, livrando-se de custos exorbitantes.
Frase Final: O Compasso da vida evolui de acordo com as necessidades.