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Tony Auad: TV Globo aposta em remakes no horário nobre

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Foto: Divulgação
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Emissora tenta frear crescimento dos streamings

Hoje inicio a minha coluna depois da volta das férias, onde aproveitei para descansar e refletir sobre o ano que terminou e as expectativas para 2025 e, aproveitando a oportunidade, desejo um excelente ano a todos os leitores e amigos.

Por outro lado, a Globo tem seus motivos para escolher a novela “Vale Tudo” como sua grande aposta para 2025. O terceiro remake para a faixa das nove em três anos, onde a novela tem a missão de comemorar os 60 anos da emissora e 100 anos do Grupo Globo de Comunicação. Porém, o objetivo também é frear a concorrência digital, um verdadeiro pesadelo cada vez mais real para a TV.

A reincidência dos remakes na faixa de maior audiência da grade é um exemplo claro disso. É o que afirma Lucas Martins Néia, autor do livro “Como a Ficção Televisiva Moldou um País”, em uma entrevista ao Notícias da TV.

Segundo ele, se a gente pegar os últimos anos, a diferença que observamos da história da Televisão Brasileira de modo geral e da própria TV Globo, com relação a essa aposta em remakes, é que a Globo vai estar trazendo essas releituras para o horário nobre.

É bom lembrar que antes só teve ali a releitura de “Selva de Pedra” (1986), que revisitava o título de 1972. Agora vai ter, de fato, um período curto para três releituras. Nesse horário, não existia essa ideia de remakes tão constantes, essa é a realidade.

O sucesso de “Pantanal” (2022) abriu precedentes para nova onda dos remakes, especialmente na faixa nobre. Mas, “Renascer” (2024), a segunda revisita da lista, não teve o sucesso esperado. Ainda mais quando se leva em conta que a trama original era do mesmo autor Benedito Ruy Barbosa, e as duas adaptações ficaram a cargo de Bruno Luperi.

Já a nova versão de “Elas por Elas” (2023), também foi um verdadeiro fiasco de audiência. A Globo, então, decidiu enveredar por outro caminho que possibilita explorar fórmulas consolidadas, muito embora “Rancho Fundo” (2024) não seja oficialmente uma segunda parte de “Mar do Sertão” (2022), o fato de 15 personagens da novela antiga migrarem para a nova deixou essa impressão para o público.

A coluna entende que mesmo que o telespectador continue fiel a televisão, ele tem outras opções no Youtube, na Netflix, Prime Vídeo, entre outras. Isso mostra que a opinião pública será o ponto estratégico onde a análise do novo contexto de produção e qualidade será o ponto primordial para melhorar a audiência, mesmo sendo um remake de uma grande história.

Frase Final: Feliz 2025 a Todos.

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