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Tony Auad: público critica venda excessiva de horários de televisão para igrejas

Edir Macedo
Foto: Alan Santos/Presidência da República
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Telespectador chegou a apresentar denúncia contra venda abusiva, mas teve pedido rejeitado

Hoje inicio a minha coluna comentando a exposição demasiada das Igrejas Evangélicas e Católicas na grade das principais emissoras da TV aberta. Os telespectadores vem criticando veemente essa conduta.

Porém, Band e Record escapam de investigação sobre essa venda de horários. Tanto é verdade que a Justiça recusou a denúncia de um telespectador e arquivou o inquérito do Ministério Público de São Paulo sobre a venda ilegal de horários das programações da Record, RedeTV! e Rede 21, do Grupo Bandeirantes de Televisão, para as igrejas.

As denúncias foram feitas pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que tem espaço reservado para o relato de qualquer cidadão. As emissoras faturam milhões com essas instituições.

De acordo com a denúncia de um telespectador, as três principais emissoras infringiram a lei de radiodifusão sobre a venda de horários para produtoras terceirizadas e instituições religiosas.  

A lei determina que apenas 25% da grade de programação de qualquer emissora de TV seja destinada para a venda ou aluguel, o que não acontece com essas emissoras que burlam a lei para ter um faturamento melhor.

O denunciante cronometrou a programação da Record, RedeTV! e Rede 21. Ele mencionou o canal de Amilcare Dallevo e a TV pertencente a Band que arrendou 22 horas da grade para a Igreja Universal do Reino de Deus.

As referidas empresas de Comunicação, alegaram que não saíram da lei. A Justiça concordou com os argumentos das empresas e constatou falta de provas nos inquéritos  do Ministério Público de São Paulo e de outros estados.

Para se ter uma ideia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) contemplou várias igrejas religiosas com seus canais próprios. Ao todo 67 concessões de TV aberta foram feitas para as instituições.
Em uma pesquisa realizada, canais católicos e evangélicos conseguiram cerca de 40% de todas as 166 concessões e consignações digitais autorizadas.

A Canção Nova, da igreja católica, recebeu 24 autorizações de retransmissoras de TV digital. A Rede Vida, católica, veio logo depois, com 17 licenças. A TV Aparecida celebrou 4 licenças. Já a Igreja Evangélica, cabo eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) adquiriu 6 concessões entre elas Igreja Batista da Lagoinha, TV Novo Tempo (Adventista), Assembléia de Deus Amazonas e Rede Mundial.

Frase Final: 

O temor ao Senhor, encaminha a vida para aqueles que acreditam”.

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