Globo, Record, SBT, Disney, Warner Media, Amazon, Claro e SKY entram na disputa

Hoje inicio a minha coluna comentando a disputa das emissoras para terem os direitos exclusivos de transmissão da Copa Libertadores da América. A concorrência promete ser boa, resta saber quem terá mais dinheiro para bancar.
A Conmebol (Confederação Sul Americana de Futebol) e a empresa FC Diez Media começaram a negociar os direitos de transmissão da Libertadores entre 2023 e 2026.
Reuniões preliminares foram feitas, e os planos do futuro, apresentados. Globo, Record, SBT, Disney, Warner Media, Amazon, Claro e SKY são algumas das empresas que vão entrar na concorrência.
Segundo uma fonte, o prazo para ofertas e propostas financeiras só será aberto no próximo mês. Mas a maneira como os pacotes são vendidos já foi totalmente definida. É possível afirmar que não haverá mudanças para a TV Aberta em relação ao que já acontece no ciclo que se encerra no final deste ano.
Ao mesmo tempo que vende a Libertadores, sua galinha de ovos de ouro, a Conmebol também comercializa seu segundo torneio mais importante, a Copa Sul Americana” além da Recopa Sul Americana, encontro da Champions dos outros dois eventos. O objetivo é colocá-los nas grandes emissoras do Brasil.
Desde 2020, quando a Sul Americana saiu da Rede TV, isso não acontece. Cada uma das empresas interessadas têm objetivos próprios com a aquisição das Libertadores.
GLOBO: Volta para Casa.
A emissora rescindiu o contrato da Libertadores em 2020 durante o auge da pandemia Covid-19. Isso causou uma celeuma com a Conmebol, que só foi resolvida em outubro de 2021, com um acordo extrajudicial que está sendo pago em parcelas. A relação entre eles ainda é um problema. Em razão disso foi vetada à Globo de credenciar seus repórteres para a final das Libertadores. Mas, a emissora comprou a Copa América de Futsal para o Sportv. Porém, muita gente dá como certo o retorno da Globo. Mas a emissora nega, mas fala em proposta financeira com o valor justo.
SBT: Relação mais Próxima.
A emissora de Silvio Santos caiu de paraquedas nessa história. Depois de uma bem-sucedida transmissão da final do Campeonato Carioca em 2020, a emissora assumiu o contrato da Globo. Numa fase ruim de audiência em sua programação, a emissora viu o futebol como uma espécie de Tábua de Salvação.
RECORD: Dinheiro não falta.
Ao ver o sucesso que o SBT conseguiu com o futebol, a Record mudou sua estratégia : esporte dá dinheiro e audiência . Mesmo, tendo rescindido o contrato dos jogos Pan-Americanos, já em 2021 comprou os direitos dos Campeonatos Carioca e Paulista, os Estaduais mais importantes do país.
DISNEY: Vai manter sua posição.
Quando fundiu com o Fox Sports em maio de 2020, a Disney tinha como principal interesse os jogos da Libertadores da América e está na concorrência, mesmo sabendo que o que vai prevalecer será a melhor oferta para a Conmebol, os Executivos da emissora garantem que farão de tudo para ganhar os direitos de transmissão.
Frase Final : Quanto mais conheço o ser humano, mais eu gosto do meu cachorro.