Martins vive na Flórida e mesmo com trabalhos na emissora não evita críticas. Já Prado recusou papel em novela na Globo Play
Hoje inicio a minha coluna perguntando, baseado nas informações de vários atores que deixaram a emissora e não pouparam críticas: Quem tem medo da Globo?
A maioria dos atores jamais questiona o canal mais importante da Televisão Brasileira porque teme não ser chamado para novos trabalhos. Não é o caso de dois artistas, Humberto Martins e Osmar Prado, com vozes respeitadas dentro e fora do cenário artístico que já manifestaram seus posicionamentos aos nossos colegas jornalistas.
Humberto Martins manifestou seu descontentamento com a emissora em entrevista ao Aloha Podcast, do surfista Rico de Souza. Segundo o ator, ele pediu mesmo para sair de algumas novela, de tanta bagunça, tanta degradação, e incompetência da parte da produção da emissora.
Em razão disso, o ator deixou as novelas Kubanacan (2003) e Verão 90 (2019). Na época, Humberto Martins disse não aceitar que “privilégios” dados a determinados atores prejudiquem o trabalho dos outros.
Em 2022, após três anos afastado da Globo e já sem contrato fixo, recebeu o convite da autora Glória Perez (de quem é muito amigo) para fazer a novela Travessia.
O ator afirmou que Glória precisou batalhar muito na diretoria da Globo para que ele fosse recontratado. Em razão disso dá para perceber que as críticas do ator e sua autonomia desagradaram pessoas poderosas da Globo.
Outro ponto teria sido seu posicionamento político de apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e depois optar pela neutralidade. O apoio teria incomodado a Globo causaram, até porque grande parte dos colegas de televisão se declaram anti-direita e alguns até militam pelo presidente Lula.
Aos 63 anos, Humberto Martins mora no Estado Norte-Americano da Flórida, onde aproveita a vida em contato com a natureza. Não demonstra preocupação em voltar à Globo. O ator será visto no filme Auto da Compadecida 2, com estreia marcada para dezembro deste ano.
Do outro lado da história, está o ator político Osmar Prado, de 76 anos, artista com forte atuação na esquerda. Tanto é verdade que em 2022, ao receber o prêmio “Melhores do Ano” no Domingão do Huck, pelo desempenho com o personagem “O Velho do Rio” em Pantanal, atacou o Governo Bolsonaro.
Apesar do sucesso do personagem no remake, o ator Osmar Prado não teve seu contrato renovado com a Globo. Mas, meses depois o chamaram para fazer a novela Guerreiros do Sol, do Globo Play, ainda não lançada. Osmar não teve dúvidas e recusou na hora.
Ele ainda disse que na época ligou uma pessoa para ele que nem o conhecia para negociar salário por telefone e ofereceu menos do que ele ganhava. “Nunca vi isso na Globo”, relatou ele ao Jornal O Estado de São Paulo.
Nos últimos anos, todos os atores recebem um salário menor devido à política de reestruturação financeira no Grupo Globo de Comunicação da família Marinho. Humberto Martins e Osmar Prado verbalizaram que hoje a Globo contrata atores novos, pois eles não têm coragem de dizer nada e aceitam tudo.
Frase Final : O Que Tiver Que Ser Será!