TVs abertas têm perdido audiência ano a ano ou, em alguns casos, simplesmente não conseguem crescer no Ibope
Hoje inicio a minha coluna comentando a queda de audiência do Programa do Ratinho diariamente no SBT. No ar há 23 anos, o programa enfrenta mais uma grande crise de audiência em sua história.
Ratinho perdeu mais de 40% de público em apenas três anos. De acordo com informações seguras e com dados obtidos pela coluna, a atração do SBT ocupa o terceiro lugar na guerra por IBOPE na grande São Paulo e no PTN (Painel Nacional de Televisão) desde 2019.
Em 2018, Ratinho, famoso pelos antigos testes de DNA, fechou o ano com média 9,4 pontos de audiência, índice mais alto desde 2003. Um ano depois a audiência do programa caiu para 8,7, depois para 6,2 e, até 6 de dezembro deste ano, estava com 5,4, ou seja, queda de 40% em três anos.
Neste mesmo período e no confronto direto com Ratinho (entre 22h30 à 00h), a Record conquistou 6,9 pontos (2018), 6,7 (2019), 6,8 (2020) 6,3, até 6 de dezembro de 2021, enquanto a Globo fez 24,7 pontos, 20,9, depois 20,4 e 20,9 nos mesmos anos.
Os resultados mostram que, apesar de a emissora de Edir Macedo (Record) ter sido a única que conseguiu manter o IBOPE no mesmo patamar, não houve um crescimento. Ou seja, nem ela nem a Globo tiraram o público do Ratinho – o programa de auditório simplesmente “derreteu” seus índices.
Para se ter uma ideia, o programa do Carlos Massa havia terminado em 2001 com 13,8 de média no PTN. Atualmente, o índice está em 4,7 pontos – uma queda de 65% em 20 anos. Na grande São Paulo, os números similares caíram de 16,1 para 5,4.
Outras tentativas do SBT a mando de Silvio Santos mostram que a emissora não vai bem. Como, por exemplo, de 2007 e 2009, quando o humorístico da emissora foi exibido à tarde e desceu a ladeira do IBOPE. Na época, entre os paulistas, chegou em 4º lugar, perdendo até para a Band, com derrotas de 4,6 a 6,0 em um ano e 4,4 a 5,7 no ano seguinte.
Para a coluna, esses resultados, principalmente do programa do Ratinho, são os reflexos da mesmice que sua programação apresenta, onde se observa que sua produção se acomodou e não criou mais nada cansando os telespectadores.
Ratinho se comunica bem com o seu público, mas enquanto não inovar a sua grade de programação vai continuar vendo a sua audiência cair.
Frase Final:
“A certeza do amanhã vai muito de encontro com o nosso empenho no dia a dia”.