fbpx
PUBLICIDADE

Testes para covid-19 quase triplicam nas UBS de Guarulhos em março

Teste covid-19
Foto: divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Mês passado foi o segundo mais letal da pandemia, com 558 óbitos, de acordo com dados municipais

O número de testes para covid-19 realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos praticamente triplicou em março deste ano. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, foram 6.177 exames de RT-PCR para o diagnóstico da covid-19 no período.

O montante refere-se somente às coletas do exame para casos leves, ou seja, de pacientes com síndrome gripal admitidos nas UBS no período. O dado foi extraído do Sistema de Gerenciamento Laboratorial (GAL). As amostras coletadas nas unidades seguem para triagem no Laboratório Municipal de Saúde Pública e são analisadas pelo Instituto Adolf Lutz, na Capital. 

O acolhimento e a avaliação de pessoas com sintomas de covid-19 são feitos em todas as UBS. Atualmente Guarulhos conta com 60 polos de coleta RT-PCR na Atenção Básica.

Já os hospitais e serviços de pronto-atendimento (UPAs e PAs) realizam o exame em pacientes com sintomas de moderados a graves. Ao todo, somados os efetuados nas Unidades Básicas de Saúde e nesses serviços de urgência e emergência, chega a 8.580 o número de SWABs para covid-19 colhidos na cidade somente no mês de março passado, de acordo com os dados extraídos do Sistema GAL.

É importante ressaltar que o novo coronavírus continua a vitimar muitos guarulhenses. Em março, segundo mês mais letal da pandemia, foram 558 vítimas, enquanto abril, mesmo sem ter terminado, já soma mais de 600 óbitos e é o pior mês da pandemia na cidade.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM