fbpx
PUBLICIDADE

Só 24% dos guarulhenses a partir dos 15 anos possuem carteira de trabalho assinada

Centro Guarulhos cidade
Foto: Márcio Lino/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Expectativa para o próximo ano é de pessimismo para os empregos formais

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, com base no mês de setembro, aponta que 337.347 guarulhenses possuem carteira de trabalho assinada. Isso representa 24% do total de moradores da cidade a partir dos 15 anos (1.111.534 pessoas).

Em setembro, foram geradas 2.629 vagas de trabalho em Guarulhos. Nos nove primeiros meses do ano, o saldo foi positivo em 12.685 novas funções com carteira assinada. Já em todo o Brasil, de acordo com o Caged, há 41,8 milhões de pessoas com empregos formais.

Para o economista e professor da UNG, Odair Salles, em média apenas metade da população economicamente ativa está no mercado formal. “Muita gente está sem carteira assinada”, avaliou.

De acordo com Salles, o cenário é desanimador, já que há perspectiva de recessão econômica em 2022. “A tendência é ter um aumento do desemprego. Uma parte dessas pessoas deve ir para o trabalho informal”, comentou.

Sobre o crescimento das vagas de trabalho neste ano, o especialista pondera que a maior parte delas não se refere a empregos qualificados, com bons salários. “Os empregos com salários menores estão em alta”, pontuou.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM