PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sindicato declara estado de greve e paralisação da coleta de lixo pode ocorrer em 72 horas

Coleta de Lixo
Foto: Divulgação/Prefeitura
Compartilhe
PUBLICIDADE

De acordo com sindicato, empresa não se manifestou sobre reivindicação salarial dos trabalhadores, que continuam a trabalhar na pandemia

Comunicado emitido pelo Sincoverg, sindicato que representa os motoristas dos coletores de lixo na cidade de Guarulhos, decretaram estado de greve nesta terça-feira, 2, e afirmam que a empresa Trail, responsável pelo serviço na cidade, não quer abrir uma negociação salarial com a categoria.

De acordo com o sindicato, em nenhum dia os trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo em Guarulhos se eximiram da responsabilidade de zelar pela saúde pública, cumprindo com excelência suas funções.

“Em resposta disso, se viram, mais uma vez, reféns de um poder público omisso e uma empresa (Trail Infraestrutura LTDA) irresponsável e autoritária. O Sincoverg, como representante da categoria, não poderia se calar e, na obrigação de prestar contas à população, vem a público expor tudo o que está acontecendo”, diz uma carta aberta à população emitida pelo Sincoverg.

“Estes heróis não tiveram qualquer redução na sua jornada ou então rodízio. Todos os dias permaneceram atendendo a população. O cenário caótico da pandemia ficou ainda pior quando muitos dos trabalhadores e trabalhadoras não receberam se quer EPIs (Equipamentos de Proteção de Individual) do Gupo Trail, ou qualquer intervenção do poder público para garantir a proteção mínima de sua saúde”, continua a nota.

De acordo com o sindicato, “a empresa Trail Infraestrutura LTDA, até o momento se negou a qualquer negociação e, por isso, os trabalhadores e trabalhadoras se viram obrigados a tomar medidas extremas ao seu alcance: entrar em estado de greve. A única coisa que a categoria pede é uma negociação justa, com garantia de EPIs para todos e um acordo como reconhecimento do trabalho, sendo consequente um aumento salarial”.

A nota conclui que, caso isso não aconteça, a coleta de lixo poderá ser paralisada por tempo indeterminado.

A reportagem questionou a Prefeitura e a empresa sobre o tema e atualizará esta matéria assim que houver um posicionamento.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM